Égua! Festival Pan-Amazônico de Cinema chega à sexta edição

As cinco edições do Festival Pan-Amazônico de Cinema Amazônia Doc realizadas nos últimos dez anos, no período de 2009 a 2019, contribuíram efetivamente com a democratização do acesso e difusão da produção cinematográfica dos países da Pan-Amazônia. Permitiu ainda, ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural e etnográfica desse imenso território por meio dos filmes exibidos e ainda, dos debates, bate-papos e palestras apresentadas.

Nas últimas cinco edições o Amazônia Doc viabilizou a democratização do acesso gratuito aos bens culturais de aproximadamente 30.000 pessoas. Além disso, oportunizou a formação na linguagem audiovisual de aproximadamente 600 pessoas, entre jovens e adultos na faixa etária de 16 a 50 anos, tanto nos municípios de Belém (sede do evento), como na sua ITINERÂNCIA pelos municípios de Marabá, Rondon do Pará, Santarém e Soure.

Diante deste cenário, os resultados esperados para 2020 são extremamente positivos e permitem vislumbrar a ampliação do público circulante e de espectadores na nossa 6ª edição para aproximadamente 50.000 participantes na circulação do projeto sediado em Belém, e ainda, na intenção de realizar uma itinerância por cinco municípios paraenses a serem definidos e divulgados em breve pela comissão organizadora do Festival e seus patrocinadores.

Em 2020, mesmo com um cenário de grandes dificuldades para o setor audiovisual no Brasil, nós do time da organização do Festival desde 2009 decidimos por unanimidade ampliar os horizontes da 6ª. Edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia Doc. Nesta edição, não temos edital de apoio à produção, ainda não temos recursos financeiros captados, mas, de forma voluntária, vamos realizar a 6ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema Amazônia Doc e vamos contribuir com o protagonismo dos alunos do ensino médio das Escolas Públicas do Pará com o lançamento oficial do 1º Festival Curta Escolas, com Troféus e premiações para os 3 primeiros curtas documentários selecionados pelo Júri oficial.

E seguindo o compromisso com as pautas urgentes da sociedade, vamos prosseguir com o fortalecimento e visibilidade da mulher, promovendo o lançamento do 1ª Festival as Amazonas do Cinema, com uma Mostra Competitiva específica para premiação de cineastas mulheres da Pan-Amazônia.

E assim, de mãos dadas e no fluxo das águas, publicamos a convocatória de inscrições nacionais e internacionais para Mostra competitiva da 6ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema Amazônia Doc, na certeza de sempre encontrar um caminho pra vencer os obstáculos e adversidades!

Zienhe Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.