Frédéric Pagès apresenta canções e poemas no pocket show “Passion Brésil”

Menos de quatro meses depois do show “Passion Brésil”, em Paris, Pagès realiza em São Luís, neste sábado (7 de março), às 19h, o espetáculo com adaptações – em formato de pocket show – no café Casa di Amici, na Península da Ponta D’areia.

Acompanhado de Luiz Cláudio, na percussão; Chico Nô, no violão; Zezé, na flauta transversa; e de Periandro Barreto, que faz participação especial em duas canções, Frédéric Pagès celebra 40 anos de relação cultural com o Brasil.

Cantor, compositor e produtor, Frédéric Pagès desenvolve suas atividades na  música e na literatura entre a França e o Brasil há 40 anos, período em que participou de inúmeros projetos culturais franco-brasileiros.
 
Dos onze discos que já lançou, oito foram gravados parcialmente ou inteiramente no Brasil, onde já fez várias turnês de norte a sul em pelo menos 12 capitais, com apoio, parceria ou patrocínio da Aliança Francesa, Embaixada da França, prefeituras de Belém, Belo Horizonte, Diadema e Fortaleza, bem como da Biblioteca Nacional, SESC, Petrobras e Fundação Tancredo Neves.
 
Já participaram das suas gravações artistas como Mônica Salmaso, Paula Morelenbaum, Andrea Pinheiro, Juarez Moreira, Mauro Rodrigues, Lelo Nazario, Rodolfo Stroeter, Mauricio Einhorn, Albery Albuquerque, entre outros.
 
Pagès criou também os “Concertos Literários”, espetáculos e CDs que associam textos de grandes autores da literatura mundial (entre eles Guimarães Rosa e Raul Bopp) a músicas inéditas – especialmente criadas para esses eventos.
 
Com os “Concertos Literários”, se apresentou no Centre Pompidou e na Cité de la Musique em Paris, além de festivais como os de La Villette, na capital francesa, de Lodève, no sul da França, de Lucca, na Itália, e nos salões do livro de Paris, Montreuil, Belém e Porto Alegre.
 
Durante esses anos todos, além de cantar, compor e gravar, Frédéric Pagès atuou como um verdadeiro mediador cultural entre a França e o Brasil,  produzindo na Europa artistas como Hermeto Pascoal e os grupos ”Um” e “Pau Brasil”, comunicando ao público francês a verdadeira paixão que ele tem pelo Brasil e propondo ao público brasileiro sua versão sutil e criativa da cultura francesa.  

Ao completar 40 anos de relação cultural com o Brasil em
2019, lançou o CD e o show Passion Brésil. O espetáculo, realizado no Studio Raspail, cravado no coração de Montparnasse, tradicional bairro de artistas de Paris, também contou com projeções de documentários e debates sobre o atual contexto político brasileiro, afirmando, na ocasião, que “é inescapável tratar da gravidade das coisas que estão acontecendo no Brasil, sobretudo porque não vejo a arte como algo dissociado da resistência”.

Depois de participar de vários eventos na capital maranhense, dialogando sobre arte, resistência e pedagogia, o jornalista e escritor francês apresenta também suas habilidades musicais. Sobre a afetividade por São Luís, construída com antigas e novas amizades, o cantor justifica a escolha.

“Foi algo que acabou acontecendo por acaso e que se transformou numa excelente coincidência, porque vim a São Luís para participar de dois debates sobre outros temas com os quais tenho relação e acabei encontrando, aqui na cidade, a oportunidade de me juntar a esses grandes músicos para comemorar meus 40 anos de Brasil também na Ilha do Amor”, explica.

SERVIÇO

Show: Passion Brésil, de Frédéric Pagès

Data: sábado, 07/03

Horário: 19h

Local: Casa di Amici – Rua das Hortências, Península da Ponta D’areia

Preço: Couvert de R$ 10,00 (simbólico)

Discografia de Frédéric Pagès:
Chansons Métisses (AGEM productions)
Les Jeux de la Tribu “Cantata Atipica”  (Divina Comedia)
Récits du Sertão (Le Grand Babyl)
Un Certain Jean Sulivan (Le Grand Babyl)
La Chanson de Victor Hugo (Le Grand Babyl)
Tam-tam les mots ! (Le Grand Babyl)
Lettre-Océan/ Carnet de voyages aux Brésils (Le Grand Babyl)
Cobra Norato (Le Grand Babyl)
Entre Délices et Terreur (Le Grand Babyl)
Manual de Literatura Encantada ( Zulu Nation Brasil /Le Grand Babyl)
Passion Brésil (Le Grand Babyl)
 
facebook.com/pages/Frédéric-Pagès
fredericpages.bandcamp.com/
 
Gravação do “Concert Littéraire Récits du Sertão” no site da BPI do Centre Pompidou (Beaubourg) em Paris:
http://archives-sonores.bpi.fr/fr/doc/1961/Les+Recits+du+Sertao
Frédéric Pagès no Youtube:
Frédéric Pagès “Je suis dans la danse étrange” http://www.youtube.com/watch?v=yEZfKjtz08E
 
Frédéric Pagès “Cargo Mixte”
http://www.youtube.com/watch?v=V3fL2haz40Y
 
Frédéric Pagès “Oh qu’un vieil autocar ! “
http://www.youtube.com/watch?v=7fTIlirPjNk
Le Grand Babyl (Channel)
https://www.youtube.com/channel/UCUTopBGe-orcOo87BEI1QYw
Contato:
frpages@yahoo.fr

Um comentário em “Frédéric Pagès apresenta canções e poemas no pocket show “Passion Brésil””

  1. Pingback: Agenda Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *