Uma nota publicada no site da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) manifesta solidariedade ao professor do Departamento de Comunicação Social (DCS) e jornalista Ed Wilson Ferreira Araújo, atacado por um texto depreciativo copiado em três blogs que o acusam de falta de ética.
As ofensas contra o docente foram disparadas após a reportagem publicada no Blog do Ed Wilson sobre uma investigação da Polícia Federal que apura desvios de R$ 4 milhões em obras no campus de Balsas, no sul do Maranhão, até 2015.
Após esta publicação surgiram as três postagens copiadas acusando o professor de desprezar “princípios basilares do jornalismo e da ética”. O mesmo texto cita diretamente os professores do curso, afirmando que a reportagem do Blog do Ed Wilson “Estarrece os próprios colegas do Departamento de Comunicação”
Confira aqui, aqui e aqui os três blogs que reproduziram as ofensas.
Diante das acusações e após um amplo diálogo e debate entre os professores, o Departamento de Comunicação Social emitiu nota repudiando as ofensas e manifestando solidariedade ao professor Ed Wilson Araújo.
Segundo a nota do DCS, “a matéria redigida contra o professor Ed Wilson é um exemplo de tudo aquilo que repudiamos em termos da comunicação online atualmente: o ataque a reputações de pessoas e instituições, produzindo desinformação e obnubilando a verdade, o que contribui para a desvalorização do próprio jornalismo, maculando uma das instituições/campos mais significativos na construção/consolidação da democracia: a Comunicação”.