Categorias
notícia

Rio Pandeiro aquece os tambores em intercâmbio cultural com São Luís

Grupo de percussão carioca recebe aulas de ritmos maranhenses e realiza oficinas de pandeiro brasileiro no Convento das Mercês durante os festejos de São João 

De 20 a 30 de junho, 100 integrantes da bateria do grupo carioca Rio Pandeiro farão um intercâmbio cultural em São Luís do Maranhão, com objetivo de conhecer de perto os ritmos maranhenses, os arraiais dos festejos de São João e a rica cultura da cidade.

Os integrantes do Rio Pandeiro receberão aulas teóricas e práticas sobre história, cultura e características dos ritmos maranhenses. As oficinas serão ministradas pelo músico percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular Luiz Cláudio Monteiro Farias, que também convidará grandes mestres locais. O principal destaque será o Boi de Leonardo, que já foi homenageado pelo Rio Pandeiro durante o carnaval do Rio e participará ativamente dessa imersão musical do grupo carioca.

Tadeu Campany: troca de experiências com a percussividade maranhense

Como parte da programação do Intercâmbio, dias 25, 26 e 27 de junho, das 16h30 às 18h30, o percussionista Tadeu Campany, mestre e fundador do Rio Pandeiro, realiza oficina de pandeiro brasileiro no Convento das Mercês. Quem tiver interesse em se inscrever para as aulas não precisa ter pandeiro nem conhecimento prévio do instrumento, basta enviar um e-mail para curso.riopandeiro@gmail.com. O investimento é de R$ 50,00 (pelos 3 dias) e o pagamento é feito no primeiro dia de aula.

Rio Pandeiro

Fundado há 10 anos pelo percussionista carioca Tadeu Campany, o Rio Pandeiro é um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Seu diferencial é valorizar os ritmos regionais da cultura popular brasileira presentes em todas as regiões do país. O repertório é variado: além de samba e partido alto, tem maracatu, ciranda, congada, xote, baião, côco, jongo, carimbó e muitos outros ritmos. Além do pandeiro, os alunos aprendem diversos instrumentos de percussão, como tamborim, caixa, surdo, chocalho, marabaixo, agogô, curimbó e alfaia. As oficinas do bloco acontecem o ano inteiro em três locais diferentes do Rio de Janeiro e os 200 alunos do curso formam a bateria do bloco durante o carnaval do Rio.

Luiz Claudio: pesquisa regional traduzida em sons universais

“O nosso objetivo é justamente conectar os nossos alunos e o nosso público com a sonoridade que o Brasil preserva de norte a sul. Além disso, nós somos o único grupo onde é possível encontrar mais de 200 pandeiros brasileiros tocando juntos, ao mesmo tempo. Queremos valorizar esse instrumento que é tão importante para tantas manifestações culturais, em todos os cantos do nosso país”, conta o percussionista Tadeu Campany.

Muito mais do que tocar ritmos regionais brasileiros, o Rio Pandeiro proporciona aos seus integrantes experiências musicais diretamente em sua fonte. Essa é a proposta do Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro, que são viagens para que as pessoas conheçam de perto e façam oficinas de percussão com grupos de grande referência e importantes mestres da cultura popular. Em contrapartida, o percussionista Tadeu Campany, ministra oficinas de pandeiro brasileiro em todos os locais onde são realizados os Intercâmbios.

Sobre o Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro

Atualmente em sua sexta edição, o Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro já levou os alunos para Roma, na Itália (em 2012); para Buenos Aires, na Argentina (em 2015); para Lambari, Minas Gerais (em 2016); Belém do Pará (em 2017) e Fortaleza (em 2018).

“Dentre as viagens de pesquisa que sempre faço pelo Brasil, o São João da capital maranhense está entre as mais impactantes manifestações populares que já presenciei. A pluralidade estética e diversidade rítmica são fatores que fazem de São Luís um lugar imperdível de se conhecer no país. O Boi de Leonardo sintetiza toda essa beleza, força, tradição e encanto. Apresentado pelo amigo e parceiro musical Luiz Cláudio, tive a honra de ser muito bem recebido na comunidade da Liberdade durante a cerimônia de batismo do boi e participar ativamente de um incrível ciclo até as apresentações nos Arraiais, onde tive o prazer de me vestir de vaqueiro e tocar com o grupo. Saí de São Luís tão maravilhado, que no carnaval de 2018 o Rio Pandeiro homenageou o bumba-meu-boi, construiu o seu próprio boi e dedicou o carnaval aos amigos da Liberdade. Agora, cumpro a promessa de trazer meus alunos para ver de perto, com os próprios olhos, o que é o São João do Maranhão”, conta Tadeu Campany.

 Vídeo do carnaval 2018 Rio Pandeiro – tema Bumba-meu-boi:

SERVIÇO

Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro em São Luís do Maranhão – 20 a 30 de junho de 2019

– Oficina de Pandeiro Brasileiro:

Ministrada pelo percussionista carioca Tadeu Campany.

Dias: dias 25, 26 e 27 de junho

Horário: das 16h30 às 18h30.

Local: Convento das Mercês

Investimento: R$ 50,00

Inscrições pelo e-mail: curso.riopandeiro@gmail.com e zap: 21 98080-7115

*para iniciantes e intermediários. Pode se inscrever mesmo quem nunca tocou nada no instrumento. Teremos pandeiros para emprestar. Pagamento no primeiro dia da oficina, no próprio local.

– Oficina de Ritmos Maranhenses:

Ministrada pelo músico percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular Luiz Cláudio Monteiro Farias, com presença do Boi de Leonardo.

*oficina exclusiva para integrantes do Rio Pandeiro  
Dias: 25, 26, 27 e 28 de junho.

Horário: 10h às 13h

Local: Convento das Mercês.

Sobre Tadeu Campany

Percussionista, cantor, compositor e produtor musical carioca.

É o idealizador, professor e diretor musical do Rio Pandeiro.

Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música, onde iniciou a carreira de percussionista. O seu trabalho é estruturado através da frequente pesquisa das tradições populares no Brasil onde o pandeiro e os tambores têm papel fundamental e são protagonistas. 

Tadeu Campany já dividiu palcos, estúdios e gravações com grandes nomes da música brasileira, como: Danilo Caymmi, Nelson Sargento, Velha Guarda da Portela, Ivo Meireles, Sandra de Sá, Alice Caymmi, Pepeu Gomes, Carlos Malta, Pedro Luis, Walter Alfaiate, Marcos Suzano, Robertinho Silva, Peninha, Guto Goffi, João de Aquino, Wilson das Neves, Pinduca, entre outros. Atualmente, Tadeu faz parte da banda Aymoréco, do ator e cantor Chay Suede.

Autor do Livro “Pandeiro Brasileiro – Prática 1”, método com o qual ministrou workshops pelo Brasil, Europa e América Latina, difundindo através do som percussivo a brasilidade presente em efeitos, timbres e ritmos. 

Para citar alguns trabalhos, essa sonoridade pode ser ouvida no disco “Serviço” (2013), do cantor e compositor Castello Branco, “Meanwhile in Rio” (2014), do cantor e compositor inglês Jacob Perlmutter e “Spectrum”, do produtor Diogo Strausz. 

“Serviço” foi disponibilizado na internet e já ultrapassou a expressiva marca de duzentos mil downloads, o que rendeu ao artista a indicação ao “Prêmio MultiShow de Música”. “Meanwhile in Rio” foi lançado em Londres, com ótima repercussão na crítica européia. “Spectrum” foi lançado no Brasil e no Japão.

Tadeu Campany foi convidado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para trabalhar na preparação de elenco da novela Velho Chico, da Rede Globo. Durante 5 meses, o percussionista participou do trabalho intensivo de preparação no Projac. No início das gravações da novela, Tadeu viajou com toda a equipe para o Nordeste, também a convite do diretor Luiz Fernando Carvalho.

No teatro, Tadeu Campany participou, como músico em cena, do espetáculo “Encantados”, do ator e diretor Henrique Guimarães. No cinema, gravou na trilha do filme “Paysandu – 100 anos de Payxão”, lançado pela Urca Filmes, em 2015.

Em 2007, ao lado dos principais mestres de bateria das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, foi responsável pela direção musical de 1.500 ritmistas na apoteótica abertura dos Jogos Pan-Americanos, realizada no estádio do Maracanã, para um público presente de setenta mil pessoas. O trabalho lhe rendeu o convite para integrar a direção de bateria da Escola de samba Caprichosos de Pilares, onde atuou durante cinco anos, gravou quatro discos e ganhou o título de campeão em 2012, com o prêmio Sambanet de melhor bateria.

Em 2009, fundou o Rio Pandeiro: trabalho autoral que contempla um curso abrangente de percussão popular e um Bloco de Carnaval, que se apresenta em Laranjeiras, na Praça São Salvador, um sábado antes do carnaval e se apresenta no sábado de carnaval no Campo de São Bento, em Icaraí. Atualmente, o Rio Pandeiro conta com cerca de 200 alunos em suas turmas de Laranjeiras, Tijuca e Niterói.

Tadeu Campany se apresenta com Lucy Alves em evento de lançamento de Velho Chico

Vozes do Velho Chico: Lucy Alves emociona o público tocando ritmos do Nordeste

No vídeo abaixo, Tadeu explica um pouco do trabalho que realizou durante a novela Velho Chico, na TV Globo.

Velho Chico | Atores de ‘Velho Chico’ contam como se prepararam para a novela | Globo Play

Sobre Luiz Claudio

Percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular, Luiz Claudio, natural de Belém do Pará, chegou ao Maranhão no final da década de 70. Lá desenvolveu extenso trabalho de pesquisa de campo coletando material, convivendo e aprendendo junto a grandes mestres de tambor como Mestre Bibi da Casa de Cultos Africanos Nagô, Mestre Eusébio líder Huntó da Casa das Minas, Mestre Felipe e Mestre Leonardo do Tambor de Crioula e Boi de Zabumba, Humberto do Maracanã do Bumba meu Boi e Dona Tété do Cacuriá, entre muitos outros.

Em 1984 participou do I Colóquio Internacional de Sobrevivências Religiosas Africanas na América latina e Caribe a convite da UNESCO, onde foi membro da comissão cultural, e tradutor das palestras, trabalhando ao lado de etnomusicólogos e antropólogos como Sérgio Ferreti e Pierre Verger. Em 1987 dirigiu o Beat and Beach, I encontro de percussão no Maranhão onde trouxe músicos como Robertinho Silva, Layne Redmond, Marco Suzano para shows e oficinas para a comunidade. Em 1987 criou o grupo FOGO DE MÃO, que participou do PERCPAN, Panorama Percussivo Mundial, em Salvador em 1995, a convite de Naná Vasconcelos, e do FAN em Belo Horizonte a convite de Djalma Correa, onde tocou ao lado dos grandes nomes da percussão brasileira e mundial.

Tocou e gravou com Nelson Ayres, Ceumar, Naná Vasconcelos, Chico Saraiva, a Barca, Péri, Flávia Bittencourt, Zeca Baleiro e Rita Ribeiro, Monserrat, entre muitos outros artistas nacionais e internacionais.

Em 2012, gravou no estúdio Systems 2 em Nova York com o renomado pianista brasileiro de jazz Rubens Salles, além de shows, e oficina de ritmos brasileiros para alunos da Julliard School of Music de Nova York.

No momento, Luiz se dedica ao seu projeto Encantarias, que passeia pela leitura fiel das tradições percussivas maranhenses com um EP que contou com a participação de Zeca Baleiro e Chico César e ao recém-criado Selo Zabumba Records que visa fortalecer a presença das manifestações populares no rico e diversificado cenário musical brasileiro, registrando e mapeando as diversas brincadeiras originais do estado do Maranhão.

Loopcinico

Batuques do Norte by Luiz Claudio &Trio Manari

Encantarias by Luiz Claudio

Adeus do EP Encantarias com participação de Zeca Baleiro https://www.youtube.com/watch?v=4bXNC1Kec3M

Estamos à disposição para mais informações.

Atenciosamente,

Aline Côrte Real

Produção Rio Pandeiro

21 99759-8763

curso.riopandeiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.