Maria das Dores Freitas Marinho, a Dorinha Marinho, nasceu em Miranda do Norte, em uma família de 11 irmãos. Pós-graduada na área de Letras, ela começou a escrever ainda adolescente. “Geralmente eram contos que pareciam não ter fim. Então comecei a analisar e percebi que se tratava de romances e não de contos”, explica.
(Veja ao final dessa postagem a lista de livros já publicados pela escritora).
Já a música sempre esteve presente na vida de Marinho. Desde cedo, ela gostava de violão e teclado, mas nesse instrumento teve limitações por conta de uma enfermidade. A veia de compositora sempre foi uma forma de renascer e cantar. “Essa sim é uma experiência que estou sendo incentivada por alguns amigos. Na verdade, não acho que sei cantar, gosto mais de compor. Componho mais do que canto”, revela.
A inspiração, segundo a artista, “vem a qualquer hora e em qualquer lugar”. A música “Belezas da ilha”, por exemplo, eu compus caminhando na esteira da academia de ginástica. “Geralmente, basta ouvir um som agradável que logo faço uma música (letra e melodia) tudo junto”, conta Marinho.
As composições dela são interpretadas por diversos artistas. A maioria das produções é feita em Goiânia. Dorinha Marinho envia as letras com uma base de violão e faz as indicações de melodia e arranjo para os músicos trabalharem em estúdio, até o resultado final, sob a maestria do professor Gustavo Correia.
Entre os intérpretes das suas composições estão cantores como Elen Oliveira e Julio Cunha.
Marinho compõe letras para toadas de bumba meu boi, brega, românticas, sofrência, sertaneja e arrocha.
Abaixo, algumas músicas de Dorinha Marinho:
Apesar do sucesso como compositora, ela nunca lançou um disco e afirma que para alcançar vôos mais altos falta apoio, visibilidade e espaço, principalmente entre os próprios cantores locais. “Quando me refiro a apoio, também está incluso o apoio cultural, que deveria ser dado pelo Governo do Estado e prefeituras”, cobra. Ela reclama ainda do desaparecimento dos shows de calouros e da escassez de programas de rádio e TV que resgatem a cultura maranhense de forma mais abrangente.
Veja a lista de obras literárias já publicadas
Um Toque do Passado (volumes I e II)
Vila de Tamandará
Destino Cativo
O Recomeço
12 (sobre doenças mentais e câncer)
Retalhos
Os herdeiros de Monte Santo
Custe o que Custar e As diferentes faces do amor, ambos romances com a temática homoafetiva
A Voz do Destino (sobre a causa das mães hansenianas)
O vendedor de ideias
Os aventureiros (literatura infanto-juvenil)
2 respostas em “O talento musical e literário de Dorinha Marinho”
Obrigada pelo incentivo. Você é uma voz na cultura maranhense.
Professora e escritora Dorinha Marinnho.Admira muito sua inteligência e sobre tudo sua caminhada cheio de talentos e perseveraranca. Não desista de seu sonhos.Pois ele são ricos.