O projeto Caminhos da Boiada, desenvolvido pelo Grupo de Estudos Culturais no Maranhão / Gecult-MA, da Universidade Federal do Maranhão, faz o lançamento da exposição Caminhos da Boiada: Personagens do Bumba-Meu-Boi, da artista Jurribs, que integra o projeto, durante a inauguração do Arraial do Largo de Santo Antônio, que acontece nesta quinta-feira, 20 de junho, a partir das 19h, no Centro Histórico da capital maranhense.
A exposição é composta de seis totens criados pela artista e confeccionados no tamanho 1,60m para representar personagens do auto do bumba-meu-boi, cada um, por sua vez, alusivo aos sotaques que caracterizam o folguedo (matraca, orquestra, costa-de-mão, zabumba e alternativo), além de mais uma peça, que integra os demais.
A exposição ficará instalada durante todos os dias do Arraial do Largo de Santo Antônio, entre 20 e 29 de junho.
APLICATIVO E MAPA
Além da exposição “Personagens do bumba-meu-boi”, o projeto Caminhos da Boiada estará com um estande/barraca durante as noites do Largo de Santo Antônio, ocasião em que serão distribuídas cópias do Mapa Caminhos da Boiada que, ao longo de 2023, catalogou e deu visibilidade a diversos grupos de bumba-meu-boi da Ilha de São Luís.
Os visitantes do Arraial terão a oportunidade de baixar o aplicativo Caminhos da Boiada, que também será lançado na ocasião, e que traz o mapeamento já realizado, além de informações sobre os grupos mapeados. Será uma forma interativa de experimentar um pouco o trabalho desenvolvido pelo projeto. A barraca do Caminhos da Boiada terá ainda à disposição produtos para quem desejar adquirir, como copos, matracas e camisas com a logomarca do projeto, arte também criada por Jurribs. Além de adquirir no arraial, os produtos podem ser encontrados através do perfil @mapacaminhosdaboiada no Instagram.