Categorias
notícia

Recital “PoéticAs: Raízes” traz conversa sobre a poesia de Cynthia Martins e Jorgeana Braga

A produção poética de mulheres maranhenses estará mais uma vez no espaço Low – Clube de Vinil, agora com o recital “Raízes”, uma roda de conversa com Cynthia Martins e Jorgeana Braga, que acontecerá nesta sexta-feira (17), das 18h às 20h.

Esta é a segunda edição do evento PoéticAs, que tem o intuito de visibilizar a produção de poetas, escritoras e artistas, em um espaço intimista e aconchegante, propício para trocas afetivas tecidas pela poesia e pela discotecagem em vinil. Nesta edição, as poetas convidadas apresentarão seus novos livros lançados em 2023 e falarão também de obras anteriores. Ambas as autoras nos fazem refletir sobre a importância de conexão íntegra com a natureza e de aprender com quem a vê como ser que ensina a todo momento.

Jorgeana Braga lançou a obra “TxaiUirá”, um passeio pela floresta, terreiros e outras rodas de encantes. Para a leitora Lícia da Hora, “TxaiUirá de Jorgeana é poesia de travessia por diferentes chãos. Ela pisa devagar na areia da praia que se junta na lama movediça do mangue de raízes aéreas. Com a mesma parcimônia, ela chega na areia que envolve a cachoeira e a margem do rio, que se junta à terra preta e vermelha da floresta de raízes profundas. Tudo se encontra num grande terreiro ancestral.”.

O livro traz semelhanças temáticas e sensíveis com a mais nova obra de Cynthia Carvalho Martins, “Tambor Toca Todo Tempo”, que em sua escrita poética faz erguer a voz e a luta de povos tradicionais pela terra e pela vida. “Ler essa obra me faz pensar como a autora consegue conversar a poeta e a antropóloga/professora/pesquisadora que há em si. Vejo nos poemas suas andanças por quilombos, matas, praias e cidades, e o que fez tocar sua alma de tal forma que só haveria a poesia como escape possível para toda a intensidade que tais experiências provocam”, afirma Jane Maciel.

O evento é organizado por um grupo de mulheres escritoras, professoras e artistas que se reúnem para discutir feminismo, maternidade e outras experiências. Assim como na edição passada do evento, o espaço será também preparado para receber crianças, pensando na importância da presença de mães e suas crias em espaços de arte e cultura.

A Low, localizada no Cohajap, é uma casa que abre todas as sextas para receber um público interessado em outras temporalidades musicais, com discotecagens temáticas e a possibilidade de se deliciar com drinks e tira gostos. Com clima de conversa na varanda de casa, é uma ótima opção pra quem quer fazer um programa cultural e uma balada soft ao mesmo tempo, trocar ideias, dançar e relaxar.

Sobre as autoras

Cynthia Carvalho Martins é poeta, antropóloga e professora. Publicou os livros de poesia Encantada, Miramente, Miração, Visgo e Tambor Toca Todo Tempo. E ainda o livro de contos Quase Cadência.

Jorgeana Braga é preta, escritora e poeta, professora de Filosofia da rede pública e educação popular, integra os povos de terreiro. Publicou Janelas que escondem espíritos (poesia), A casa do sentido vermelho (romance), além de textos e poemas em diversas coletâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ thirty = thirty two