Moradores realizam neste domingo o “Abraço da Esperança e da Paz” para garantir o espaço urbano e o patrimônio cultural da comunidade
Neste domingo, 17 de março, às 9h, a Comunidade do Cruzeiro do Anil convida a todos para participarem do “Abraço da Esperança e da Paz” na Praça São Sebastião, no bairro, em São Luís/MA. Este ato é em prol da preservação do patrimônio histórico, religioso, cultural e social, representado pela praça e pelo Cruzeiro, símbolo do nosso querido bairro.
O motivo deste ato é devido a decisão da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de realizar a retirada da Praça São Sebastião e do Cruzeiro, que dá nome ao bairro. A Comunidade não aceita essa intervenção imposta, pois o cruzeiro é a referência do bairro e a praça é o único local de vivência coletiva na região.
“Pedimos a todos que venham vestidos com roupas de cor branca, simbolizando a união e a paz, para juntos formarmos um grande abraço ao redor da praça. Contaremos com a presença e as palavras da coordenação da Comunidade Cruzeiro do Anil, fiéis da igreja, pároco Frei Pablo Portilho, associação de moradores do bairro e demais membros da comunidade”, informa a convocação do ato.
3 respostas em “Comunidade do Cruzeiro do Anil repudia obra da Prefeitura que pode eliminar praça no bairro”
Sou da comunidade do Cruzeiro do Anil e minha família já reside próximo a Igreja de São Sebastião a mais de 80 ano, cresci tendo como referência a igreja, o Cruzeiro a praça da comunidade que é cortada pela rua do fio, uma parte está na frente da igreja e a outra fica do lado da escola, juntos tem aproximadamente 400m2, ali levei meu filho e filha para brincar quando criança, assim como até hoje as pessoas ainda levam seus filhos, é um espaço pequeno porém é o único que temos. A pequena praça na
frente da igreja de São Sebastião é cuidado pela igreja desde que me intendo como gente, e já faz tempo, neste espaço de mais ou menos 200m2 são feitos eventos da igreja e muito utilizada no festeja do padroeiro, portanto, o que a prefeitura propõe a comunidade do Cruzeiro do Anil e da igreja, em prol de um trânsito menos estressante e com menos engarrafamento, não justifica jogar para o bairro do Cruzeiro o abacaxi mau descascado. A prefeitura tem que resolver essa situação, gerado quando da execução do projeto de melhoria do trânsito no viaduto da Cohab, é de lá a origem de todo esse problema que a comunidade está passando. Amanhã dia 17/03 estarei fazendo parte desta manifestação em prol da manutenção da praça da comunidade e principalmente do espaço em frente a igreja. faço a convocação para que todos participem.
Mas o bem comum deve prevalecer sobre uma minoria. Se vai fazer fluir o trânsito e evitar acidentes, melhor. A igreja vai continuar existindo, quanto a festas, que aluguem ou comprem um local. Tem uma igreja bem em frente que tá tocando seus cultos normal.
Concordo plenamente com o senhor Raimundo Cardoso, esse espaço da frente da igreja e a praça onde tem o coreto é o único que existe para nossas festividades da igeja São Sebastião a mais de 100 anos e é o cruzeiro que deu nome ao nosso bairro todos nós moradores sem falar que vem gente de muito longe participar da nossa festividades pagar promesas por graças alcançadas a minha mãe tem 95 anos de idade e foi Nesta igreja que ela cresceu na fé do sagrado coração de Jesus e de São Sebastião por isso é que minha mãe ainda é viva ,está comunidades é o coração dos moradores do cruzeiro do anil e são muito os idoso que participão desta comunidades sem falar das crianças que brincar no parquinho os vendedores de lanche os motociclitas e as familias se reúnen para se encontrarem. Então não podemos ser prejudicados tantas crianças e jovem que da gosto de ver ,como é bom ver nossos jóvenes buscando a palavra de Deus , melhor du que está nas ruas das perdiçoēs fazendo o que não devem