Categorias
notícia

Sesc Maranhão inicia projeto de capacitação de artistas maranhenses

O Sesc Maranhão realiza o lançamento da segunda edição do Projeto Gaim (Gestão para Artistas Independentes no Maranhão) nesta segunda, dia 18, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. Esta iniciativa é parte integrante do Programa Cultura do Sesc, que visa capacitar e desenvolver artistas independentes nas áreas de música, dança e teatro, promovendo o aprimoramento de suas habilidades artísticas e gestão de suas carreiras.

O Projeto Gaim é uma oportunidade para artistas iniciantes e aqueles que já estão trilhando seus caminhos nas artes de aprofundarem seus conhecimentos em gestão artística, participando de cursos, oficinas, tutorias e ensaios conduzidos por profissionais renomados no campo da Gestão Cultural. Esta segunda edição do projeto contará com a participação de formadores de outros estados, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Os participantes do Projeto Gaim terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em diversos aspectos fundamentais para o sucesso de suas carreiras artísticas, tais como: elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas; direção de produção; aspectos normativos e legais do artista produtor; elaboração conceitual do trabalho artístico; planejamento estratégico para impulsionar carreiras artísticas; captação de recursos e parcerias estratégicas; produção artística independente; elementos cenográficos e figurinos; criação de rider, plano de luz e som; elaboração de portfólio e comprovações artísticas; direção musical; acessibilidade nas produções e conteúdo digital e comunicação estratégica.

Projeto Gaim atenderá 30 participantes, incluindo trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, ou dependentes, além do público em geral, e contará com a participação de formadores de outros estados, como Heloísa Marina, de Minas Gerais, professora da Universidade Federal de Uberlândia e autora do livro “Atuar-Produzir”; Andressa Batista, artista amazônida de Rondônia, gestora, produtora e autora do livro “Breve Manual de Produção Cultural para Artistas Independentes” e Poliana Bicalho, da Bahia, com grande atuação na consolidação das ações formativas e mediação cultural de produções como do Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude.

Além disso, contaremos com a contribuição de grandes nomes locais, como Abimaelson Santos, Diretor Teatral, iluminador e Curador, professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão. Ele circulou nacionalmente pelo Sesc Amazônia das Artes, 2018 e Sesc Palco Giratório 2021, com o espetáculo Sobre Azares Futuros; Marcos Ferreira, Artista Visual, Stylist, Cenógrafo e criador da marca maranhense Desalinho e Áurea Maranhão, atriz brasileira, amazônida de nascimento, formada pela Escola de Arte Dramática, EAD/ECA-USP, com atuação em peças de teatro, filmes e séries de impacto internacional.

A primeira fase do Projeto Gaim está agendada para ocorrer presencialmente entre os dias 18 e 22 de março de 2024, com atividades que serão realizadas no Teatro Sesc – Napoleão Ewerton. Posteriormente, o projeto seguirá com atividades complementares e de acompanhamento, garantindo o contínuo desenvolvimento dos participantes ao longo dos meses.

O Sesc Maranhão tem o compromisso de promover a cultura e apoiar o desenvolvimento artístico da região e, nesse sentido, o Projeto Gaim é uma importante iniciativa. Ao capacitar e desenvolver artistas independentes, buscamos contribuir para o enriquecimento do cenário cultural do Maranhão e para a promoção da diversidade e qualidade artística em nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.