Categorias
notícia

CPT lança publicação sobre violência no campo em 2022 no Brasil

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realiza nesta quarta feira (10 de maio), no auditório do Iesma, o lançamento do Caderno de Conflitos Campo Brasil 2022. O evento acontece em dois momentos: uma entrevista coletiva, às 9h, para apresentar a publicação; e o seminário Conflitos no Campo no Maranhão, das 14h às 17h.

O objetivo do lançamento é apresentar à sociedade os dados que retratam as violações de direitos humanos cometidos contra povos e comunidades tradicionais, camponesas e camponeses.

As violações envolvem conflitos por terra, controle das águas e questões trabalhistas e violências físicas como ameaças de morte, intimidações, tentativas de assassinato, criminalização e assassinatos.

A publicação evidencia a invasão de territórios, destruição de roças e casas, o uso de agrotóxicos como arma química e outras situações que revelam um cenário de verdadeiro martírio dos povos do campo, das águas e das florestas.

O Maranhão, que já apresentava dados alarmantes, em 2022 teve números de casos acrescidos. Os dados foram levantados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino – Cedoc/CPT Nacional e estão presentes no Caderno de Conflitos Campo Brasil 2022.

O evento é presencial e conta com transmissão ao vivo através dos canais Instagram e Youtube @cpt.maranhao, em parceria com o CNLB (Conselho Nacional Lacaito do Brasil).

SERVIÇO

 O quê : Lançamento Caderno Conflitos Campo Brasil 2022

 Quando : 10 de maio à partir das 9h-11:30h e das 14h às 17h.

 Onde : Iesma Faculdade Católica. Rua do Rancho, 110 – CEP 65.010-010 Centro – São Luís (MA).

Links para Transmissão online:

Canal Youtube CPT: https://www.youtube.com/@cptmaranhao

Canal Instagram CPT: https://www.instagram.com/cpt.maranhao/

Canal Facebook CPT: https://www.facebook.com/cptma?mibextid=ZbWKwL

Moquibom: https://instagram.com/moquibommaranhao?igsh

2 respostas em “CPT lança publicação sobre violência no campo em 2022 no Brasil”

e daqui da maior lixeira
branca do sul do brasil
a cidade sorriso-sujeira
fascismo e racismo a mil
curitiba europa brasileira
beleza em contraste ardil
com o atraso à maneira
de nossa elite sem brio
das piores das burguesas
que exploram a preço vil
os de baixo deste brasil

depois de ter visto e ouvido um velho decadente nesta cidade, no instituto histórico geográfico do paraná, na tarde desta última terça feira, quando o mesmo tentava justificar o genocídio de parte dos povos originários que estar em curso, em afirmar cinicamente que se critica borba gato e os demais bandeirantes matadores de “índios”, e não se denuncia napoleão que matou alemães etc, conforme a mentalidade escravocrata e sem compromisso social deste moribundo, cujo nome me enojo de pronunciar, autor da palestra no citado recinto, sobre os conflitos de terra no paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.