Categorias
notícia

Ultraliberalismo e o desmonte da Educação

É preciso colocar lentes de aumento para compreender a onda de ódio contra professores e escolas.

Parte considerável desse fenômeno diz respeito à radicalização do modelo liberal na Educação, onde a mão grande do mercado ataca de forma violenta a escola e desvaloriza o professor.

O princípio da indústria aplicado à escola transforma as empresas em fábricas de diplomas e máquinas de aceleração para esvaziar as salas de aula e entupi-las logo em seguida com novas levas de clientes.

Isso mesmo. Escola é empresa e estudante é cliente.

Para tratar desse negócio, as semanas pedagógicas de algumas instituições de ensino privadas convocam coachs para ministrar palestras de adestramento dos trabalhadores da educação.

Isso mesmo. Coachs de culinária, vendedores de ilusões, estimuladores de humor, propagandistas de autoajuda, fanfarrões e chalatães de todos os tipos sobem nos palcos das semanas pedagógicas para “ensinar” como se deve ensinar para agradar o mercado.

O resultado disso tudo é um tipo de escola transformada em usina de autômatos. Os professores são programados para alcançar metas e até exigidos a passar por situações ridículas em xaropadas de dinâmicas que beiram a aberrações.

E assim marcham, sob o comando de um ardiloso plano batizado de Todos pela Educação! Modelo exportação para tornar-se universal, o Todos pela Educação serve de parâmetro para inundar o sistema educacional.

Uma das metas mais violentas desse processo é a desvalorização extrema do professor. Considerado mero operador de uma didática mercadológica, ele próprio, o docente, é reduzido na sua função de mediador do conhecimento a reprodutor de lógicas do negócio da educação.

Este negócio, para prosperar, precisa necessariamente explorar ao extremo a mão de obra do professor, atribuindo-lhe excesso de funções e carga horária com salários cada vez menores em um ambiente de alta competitividade.

Tornar a mão-de-obra do professor vulnerável é uma das metas já em curso do projeto ultraliberal na Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.