Categorias
notícia

Apruma realiza Aula Inaugural 2023 sobre a Reforma do Ensino Médio

Fonte: Site da Apruma

“Novo Ensino Médio: implicações para a Educação Básica e Educação Superior”. Este é o tema da Aula Inaugural 2023, organizada pela Apruma – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional. O debate acontece hoje (28/03 terça-feira), no auditório Ribamar Carvalho (Área de Vivência – Cidade Universitária Dom Delgado).

Na oportunidade, a mesa será composta pela profª Drª Amanda Moreira da Silva, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Rommel Botafogo, coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFMA (Gestão pro tempore); e coordenada pela professora Marise Marçalina, da UFMA.

Novo Ensino Médio

O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016 (MP 746). A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores/as e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino.

Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicos e estudantes eclodiram no país, para tentar barrar a proposta, que acabou aprovada no Congresso Nacional. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra a proposta que foi sancionada em 2017.

Em 2023, estamos vivenciando não só as contradições do segundo ano da implementação do Novo Ensino Médio, que foi aprovada em 2017, mas também os efeitos perversos em relação aos discentes e docentes. Já no começo deste ano, o Andes-SN apresentou à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva a carta “Onze pontos programáticos em defesa da Educação Pública” que, em seu oitavo ponto, reivindica a revogação do Novo Ensino Médio.

Sobre Amanda Moreira da Silva

Atua como professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEduc) da UFRRJ, na Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais. Doutora em Educação na linha “Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Educação e Especialista em políticas públicas em espaços escolares pela mesma instituição. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduanda de Pedagogia pela UERJ. Atualmente realiza o pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob supervisão do Profº Dr. Ricardo Antunes. Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx – UFRJ) e do Grupo Mundo do Trabalho e suas metamorfoses (GPMT – Unicamp). Parecerista de diversos periódicos na área de educação e autora dos livros: “Tempo e Docência” (2017), “Formas e tendências de precarização do trabalho docente” (2020) e “Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial” (2021), além de artigos em livros e revistas. (Fonte: Plataforma Lattes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.