Categorias
notícia

Coroba declara guerra ao analfabetismo

“Estamos trabalhando para criar condições de acabar com o analfabetismo no município”. A afirmação é do prefeito de Itapecuru, Benedito Coroba.

O assunto aqui chama a atenção. Em fevereiro deste ano, uma semana antes do Carnaval, foi inaugurada uma escola municipal na cidade de Itapecuru-Mirim. Foi o Colégio Militar 2 de julho.

A chegada de uma nova escola é sempre uma boa notícia. Mas a chegada dessa nova unidade de ensino, em Itapecuru, faz parte de uma notícia maior e melhor.

Prefeito Coroba reitera atenção às crianças e compromisso com a erradicação do analfabetismo em Itapecuru. Foto: divulgação

Há pouco mais de dois anos, o ex-promotor de Justiça Benedito Coroba tomou posse como prefeito de Itapecuru e declarou uma guerra contra o analfabetismo.

Coroba é figura conhecida e respeitada na vida pública. Antes de ser um promotor, foi um atuante deputado estadual de oposição.

Sobre essa guerra declarada, o Maranhão tem hoje a quarta maior taxa de analfabetismo do Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/2019).

É um problema histórico do estado, que atualmente está a melhor apenas de Alagoas (17,1%), Paraíba (16,1%) e Piauí (16%).

A mesma pesquisa aponta que a população maranhense está inserida no recorte do maior percentual de pessoas sem instrução do Brasil: 16,6% da população do estado com 25 anos ou mais de idade, ou seja, são mais de meio milhão de maranhenses sem instrução (661 mil).

A situação em Itapecuru

O “apagão” na escolaridade tem sido o principal desafio para a cidade de Itapecuru-Mirim, localizada a 108 quilômetros da capital, São Luís. Investimentos inéditos na Educação têm sido feitos pela administração municipal.

O município conta, atualmente, com três programas educacionais que envolvem instituições com respaldo técnico, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas), no programa Trilhos da Alfabetização, com mais de mil alunos atendidos. Tem também o Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, cuja referência nacional foi a experiência do município de Sobral, no Ceará, considerada umas das 5 melhores cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

E há ainda o programa Educa Mais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

A complementação salarial aos professores da rede municipal foi o maior investimento já feito nos profissionais da Educação na história de Itapecuru. Houve professor, em regime de 40 horas de trabalho semanal, que no ano passado chegou a receber R$ 23.465,82 em cumprimento à determinação legal.

Em 2020, o município era um cemitério de obras educacionais inacabadas ou abandonadas, entre creches e escolas.

Investimentos em Educação

Segundo o mais recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado em janeiro deste ano, são 8.674 obras paralisadas em todo o Brasil, sendo que a metade, quase 4 mil são da Educação. O Maranhão lidera o ranking, com 608 obras inacabadas.

Uma das escolas que estava abandonada há mais de 10 anos e com grave deterioração foi essa inaugurada no dia 11 de fevereiro, o Colégio Militar de Itapecuru (Unidade Integrada Raimundo Ferraz). Foi a 24º escola recuperada pela atual gestão municipal de Itapecuru.

Governador Carlos Brandão e o prefeito Benedito Coroba inauguram escola em Itapecuru. Foto: divulgação

A Prefeitura investiu cerca de 2 milhões de reais na recuperação de último colégio inaugurado, que foi entregue à população com a presença do governador Carlos Brandão e de deputados. O prédio foi cedido pelo Estado. A escola vai oferecer 490 vagas, com turmas do 1º ao 9º ano.

E na próxima sexta-feira (03/03) estará sendo inaugurado, na mesma cidade de Itapecuru, o Espaço da Criança. Mas esse assunto fica pra outra postagem.

Como foi dito no início desse texto, a guerra deflagrada por Coroba chama a atenção. É uma boa notícia!

2 respostas em “Coroba declara guerra ao analfabetismo”

Parabéns ao nosso prefeito Dr. Coroba quê vem lutando incansavelmente pra melhorar a qualidade do ensino publico no nosso municipio não só na educação mais em todas as esferas do municipio como saúde e infrainstrutura etc. Eu confio no trabalho do nosso nobre prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.