Categorias
notícia

Maranhão terá representantes na 24ª Plenária Nacional do FNDC

O jornalista Emilio Azevedo (da Agência Tambor) e a sindicalista Joanilde Pires são os representantes (delegados) titulares que vão representar o Maranhão na 24ª Plenária Nacional do FNDC, de 3 a 5 de março, em São Paulo. Na suplência ficaram Nielsen Furtado e Elziene França.

Os nomes foram indicados na plenária local das organizações do Maranhão envolvidas na criação do Comitê Estadual do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação). Participaram da plenária, realizada dia 14 de fevereiro, representantes de sindicatos, jornalistas, CUT Nacional, CUT Maranhão, Agência Tambor e Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão.

A reunião deliberou também mobilizar o maior número de entidades para filiar e participar da construção do Comitê Estadual (Maranhão) do FNDC.

O FNDC é uma organização surgida nos anos 1990 que reúne associações, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e coletivos com os seguintes objetivos: formação crítica sobre mídia e poder, construção de políticas públicas na área de Comunicação, espaço de debate e formulação teórica e prática sobre democratização da comunicação.

As plenárias são etapas constitutivas de um processo mais amplo de fortalecimento do FNDC.

Entidades que desejem se filiar ou atualizar o cadastro de filiação junto ao FNDC podem fazer no site sistema.fndc.org.br.

Qualquer dúvida, faça contato com o FNDC por email (secretaria@fndc.org.br) ou por telefone (61) 98121-1480 (falar com Pedro Vilela, secretário-executivo).

SOBRE O FNDC

A entidade atuou na finalização dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 que preparava a nova Constituição Federal. Ao final, foi instituído o capítulo V da Carta Magna, com artigos que tratam especificamente da Comunicação. 

Como o resultado da Assembleia Constituinte não foi tão promissor quanto as expectativas do movimento à época, as entidades que formavam a então Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC) decidiram que era preciso manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de políticas que democratizassem de fato a área. Assim, criaram, em 1991, a associação civil FNDC, com atuação no planejamento, mobilização, relacionamento, formulação de projetos e empreendimento de medidas legais e políticas para promover a democracia na Comunicação. Quatro anos depois, no dia 20 de agosto 1995, o FNDC passou a existir como entidade. (Fonte: fndc.org.br)

PRINCIPAIS ATUAÇÕES

Colaboração junto ao Movimento de Rádios Comunitárias;

Regulamentação da cabodifusão;

Reforma da Lei de Imprensa;

Criação do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS);

Campanha contra a aprovação da Emenda Constitucional que permitia a entrada de capital estrangeiro em empresas de comunicação;

Publicação da pesquisa referência sobre a concentração da mídia no Brasil: “Os Donos da Mídia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.