Categorias
notícia

Labcom lança livro sobre IA Generativa usando um robô

O Labcom (Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA) lançou hoje o livro “Inteligência Artificial Generativa”, que explora os avanços na área de IA e seus impactos nas indústrias criativas, da mídia e da publicidade. Este e-book é parte de um projeto maior do laboratório de pesquisa, que visa explorar novas ferramentas, metodologias e abordagens na área de Comunicação e Informação, usando recursos computacionais intensivos.

A Inteligência Artificial Generativa – IAG é um ramo da inteligência artificial que, em termos simples, tenta simular a própria criatividade humana, através da geração de textos e imagens, com diversos cenários de utilização, em projetos de design e artes, música, jornalismo, marketing e publicidade, entre outros.

O livro “Inteligência Artificial Generativa” é uma introdução acessível ao assunto, destinada a leitores sem conhecimento prévio em IA. Ele apresenta uma visão geral das possibilidades e aplicações da Inteligência Artificial Generativa, discutindo suas implicações éticas e morais, bem como suas limitações atuais.

Uma particularidade do projeto é que uma parte do livro foi gerada com a ajuda da ferramenta ChatGPT, da OpenAI, com a supervisão do autor; o que foi feito de forma deliberada, justamente para que no experimento se pudesse avaliar o seu potencial de uso. As ilustrações foram criadas usando MidJourney.

Segundo o professor Márcio Carneiro, autor do livro e coordenador do Labcom, “o projeto é um movimento interdisciplinar que busca atualizar o estado da arte da Comunicação, integrando o conhecimento de outras áreas, que têm interfaces cada vez mais nítidas com a nossa.”

Falando sobre a ferramenta que usou, o bot ChatGPT, que tem recebido grande atenção da mídia por ter conseguido mais de um milhão de usuários, ainda no primeiro mês após seu lançamento experimental em novembro de 2022, o professor explica que para avaliar os impactos e os processos de adoção das tecnologias é preciso entender que elas têm lógicas próprias e, normalmente complexas, integrando vetores não apenas tecnológicos, mas também econômicos e sociais.

“As pessoas, ao perceberem valor em determinada inovação, geram usos e apropriações, muitas vezes diferentes até dos que foram idealizados pelos desenvolvedores e no ambiente digital, com a circulação de informação acelerada, tais processos podem atingir números e escala muito significativos, como parece ser o caso do robô da OpenAi. No projeto já levantei mais de 130 utilizações diferentes para o bot, muitas delas pensadas pelos utilizadores ”

O professor também aposta que a nova geração de IAG vai criar novas funções no mercado, entre elas o Prompt Designer, um especialista nestas plataformas, que consegue resultados mais assertivos para uso profissional das mesmas. O LABCOM vai fazer a segunda turma de um curso de formação nesta área em março, segundo o coordenador, o primeiro do tipo no Brasil.

Da iniciativa maior à qual o experimento do livro é conectado, constam também o projeto de um livro infantil com texto humano, mas com todas as ilustrações feitas com MidJourney; um app de análise de grandes volumes de texto, baseado na API do ChatGPT, para uso por pesquisadores da Comunicação e mais 4 artigos acadêmicos avaliando aspectos diferentes desta temática: o uso de IAG pelo jornalismo, uma metodologia de avaliação de ferramentas de IAG, a aplicação de ChatGPT em assessorias na área de gestão de crises e a exploração de IAG para produção de desinformação. 

O Labcom disponibiliza vários canais de difusão científica onde compartilha seu trabalho para a comunidade em geral. Entre eles um canal no YouTube onde há uma playlist inteira só sobre IAG. Para fins acadêmicos, uma versão simplificada do livro pode ser baixada gratuitamente através do site do laboratório a partir da página https://www.labcomdata.com.br/iag . A versão integral, que terá vários recursos multimídia para o ensino das ferramentas e das técnicas de Prompt Design, será lançada no evento Aplicom 23 do LABCOM, previsto para julho deste ano. Em anexo segue a capa do livro para divulgação.

4 respostas em “Labcom lança livro sobre IA Generativa usando um robô”

a serviço de quem tal inteligência:
dos de cima ou dos daqui de baixo?

preocupam-me as artificialidades
imajetisando cabeças e corpos
de milhares nas superficialidades
se as consciências em destroços
não buscarem as suas verdades
como a caixa está para o fósforo

Adorei a postagem, está bem completa e com informações valiosas. Parabéns pelo trabalho incansável em manter esse blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. Ele se tornou o meu site favorito para procurar informações sobre o assunto que gosto. Continuem assim, vocês estão fazendo um ótimo trabalho!

Além de gostar da postagem, também gosto do design e da navegação do blog. É fácil encontrar as informações que procuro e a leitura é agradável. Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho, você é um grande exemplo para todos que querem criar um blog de sucesso. Continuem assim, estou ansioso para ver o que vem por aí!

Meu blog: vidmate apk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.