Categorias
notícia

Rádios comunitárias e democracia no 7º Congresso da Abraço Maranhão

Acesse o link para inscrição e veja a programação

Radialistas de todas as regiões do Maranhão já começaram a fazer inscrições para o 7º Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão.

Clique AQUI no formulário e garanta a sua vaga. Cada emissora pode participar com um(a) representante com direito a voto.

O evento será realizado de 20 a 22 de janeiro, no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís. A inscrição custa 50.00 (cinqüenta reais), garantindo alimentação e hospedagem para os congressistas do continente.

Durante os três dias do evento haverá palestras, debates, tribuna livre, relatos de experiências sobre as emissoras comunitárias e a eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão para o triênio 2023 – 2026.

A cerimônia de abertura começa sexta-feira (20), às 14h, com a participação de parlamentares, militantes históricos e entidades parceiras do movimento de rádios comunitárias.

Com o tema “Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia”, o evento tem como objetivo dialogar sobre a situação das emissoras, fortalecer a organização da Abraço Maranhão e das entidades parceiras da luta pela democratização da comunicação.

“Após o resultado das últimas eleições presidenciais, com a vitória do campo democrático, há um novo cenário de otimismo para as rádios comunitárias e vamos seguir lutando no Congresso Nacional e junto ao poder executivo para melhorar as condições de funcionamento e sustentabilidade das emissoras”, avalia Ed Wilson Araújo, jornalista, professor da UFMA e atual presidente da Abraço no Maranhão.

Veja abaixo a programação (provisória – sujeita a pequenas alterações):

7º Congresso da Abraço Maranhão

20 de janeiro (sexta-feira)

8h às 11h – Credenciamento e recepção dos congressistas

11h – Renovação de outorga (engenheiro Fernando Cesar Moraes e advogado Fernando Cesar)

12h – Almoço 

14h – Mesa de Abertura: Sindicato dos Bancários, MST, Agência Tambor, Abraço Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, Movimento de Mulheres, Washington Oliveira (TCE), Luis Henrique Lula e Departamento de Comunicação Social da UFMA.

16h – Lanche

16h30 – Gestão e administração de emissoras comunitárias (Marcio Carneiro e Ramon Bezerra, professores doutores do Curso de Comunicação da UFMA)

18h – Aprovação do Regimento Interno do 7º Congresso da Abraço Maranhão

21 de janeiro (sábado)

8h – Eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão (2023 -2026)

10h – Desafios da Comunicação no novo governo federal: Luiz Henrique Lula (dirigente do PT Nacional e participante do GT Transição Governamental), Abraço Maranhão, Agência Tambor, MST (Brasil de Fato) e Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação)

12h – almoço

14h – Palestra sobre projetos culturais e rádios comunitárias, com Armando Nobre (gestor e produtor cultural, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão)

16h – Movimentos sociais e rádios comunitárias: Agência Tambor, TV Quilombo, CUT, CTB e CSP Conlutas

17h30 – Para onde vai o rádio?, com os radialistas Paulo Pelegrini (Universidade FM), Robson Junior (Difusora FM) e Marcial Lima (Mirante AM)

19h – Lançamento do livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”

20h – Jantar e atividade cultural

22 (domingo)

8h – O movimento sindical de as rádios comunitárias: NPC, Apruma, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Urbanitários, Sindsep e Sindicato dos Ferroviários.

10h – Aprovação do plano de lutas da gestão 2023 – 2026

12h – Almoço e retorno para casa

2 respostas em “Rádios comunitárias e democracia no 7º Congresso da Abraço Maranhão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.