Categorias
notícia

Curso aborda a importância da memória na infância

Tendo à frente um dos mais renomados pensadores e pesquisadores da infância no Brasil, o maranhense Gandhy Piorski, o curso “A memória, a criança e o lugar do esquecimento” será ministrado no dia 17 de dezembro (sábado), no auditório do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol – Centro de São Luís), nos turnos da manhã e tarde.

Organizada em parceria pelo Jardim Guará-Mirim, escola cujo ensino é inspirado na pedagogia Waldorf, a atividade é direcionada a todos os públicos, com vagas limitadas. As inscrições custam R$ R$ 220.

Sobre a temática do curso, Gandhy Piorski, que é também artista plástico,  adianta que a ideia é buscar princípios pedagógicos a partir do universo da memória. Para ele, a memória é uma faculdade que entrelaça a humanidade à natureza, à cultura, aos antepassados, ao futuro e, é claro, à infância. “Recordar talvez seja a operação mais determinante para a constituição das novas gerações. As crianças, especialmente as mais novas, são a matéria-prima humana que prepara e aprofunda o ato de lembrar. Portanto, as pedagogias têm responsabilidade de compreender mais à fundo a função da lembrança e do esquecimento”, enfatiza.

O pensador complementa: “Essas funções são matriciais na sensibilidade perceptiva dessas crianças. São potências geradoras de novos caminhos pedagógicos”.

TRAJETÓRIA

Nascido em 1971, Gandhy é mestre pela Universidade Federal da Paraíba. É pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, com os quais realiza exposições e intervenções.

É também curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Em 2016, publicou o livro “Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar”. O primeiro de uma série de quatro. Atualmente, é consultor do Instituto Alana.

O interesse de Gandhy Piorski pelo universo da infância surgiu nos anos 90, quando passou a se aprofundar no conhecimento da artesania dos brinquedos tradicionais de madeira. Desde então, incluiu uma minuciosa investigação sobre o ato de brincar na infância, somado ao processo da imaginação. Viajou pelo interior de alguns estados do Nordeste, pesquisando formas livres de brincar. Em 2003, passou um ano em Portugal estudando no Museu do Brinquedo de Sintra, com apoio da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura do Brasil.

SERVIÇO

Curso “A memória, a criança e o lugar do esquecimento”, com Gandhy Piorski

Quando: Sábado, dia 17 de dezembro

Horário: Manhã: das 9h às 12h. Tarde: das 13h30 às 16h30.

Local: Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol – Centro de São Luís)

Clique no link para fazer sua inscrição

A atividade tem vagas limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.