Categorias
notícia

2ª Feira Pertinho de Casa terá dobradinha com o 6º Encontro de Brechós

A parceria será realizada na Praça do Reggae de São Luís, dia 3 de dezembro, a partir das 16h, com shows, discotecagem, brechós e mais.

Circulação de economia, geração de oportunidades, ocupação do Centro Histórico de São Luís e criação de conexões são marcas de dois importantes projetos realizados em São Luís – e que, para suas novas edições, resolveram unir forças, com uma programação gratuita e imperdível.

No próximo dia 3 de dezembro, serão realizadas: a 2ª Feira Pertinho de Casa, depois do sucesso da estreia, que reuniu centenas de pessoas na Rua de Nazaré e na Travessa Couto Fernandes; e uma nova edição do Encontro de Brechós (E.D.B), em comemoração aos 6 anos de atuação da iniciativa no Centro da capital maranhense (por mês, até três edições do evento são realizadas na cidade).

A parceria será realizada na Praça do Reggae de São Luís (localizada no Centro Histórico, ao lado do Museu do Reggae), a partir das 16h (com previsão de encerramento às 22h), com shows, atração infantil, discotecagem, brechós e expositores.

A proposta desta ação conjunta é de valorizar a cultura local e somar forças no empoderamento da mulher maranhense. Entre as atrações confirmadas, está a cantora Emanuele Paz, conhecida na cena cultural de São Luís, com shows em festivais e espaços culturais do Maranhão.

Além da artista, outras atrações culturais serão reveladas nos próximos dias – assim como o nome dos expositores e brechós participantes.

Feira Pertinho de Casa

A Feira Pertinho de Casa integra o movimento “Pertinho de Casa”, iniciativa da Rede Asta, Organização Social que atua há 16 anos articulando negócios sociais, sustentáveis e empreendedores – as sedes são localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com a Accenture, e em São Luís, com a execução e apoio da Organização NAVE (ONG Nave).

A feira visa a conexão de empreendedores e consumidores de toda a Região Metropolitana de São Luís, possibilitando a troca de experiências e fomentando o consumo local, com empreendedores maranhenses apresentando a diversidade de seus produtos.

A expectativa é fazer com que o povo maranhense possa se conectar dentro do evento e criar possibilidades para os expositores da Plataforma Pertinho de Casa a nível econômico, cultural e empreendedor, potencializando também o território maranhense.

Já o movimento Pertinho de Casa (articulado pela ONG NAVE, uma Organização sem Fins Lucrativos que tem 15 anos de existência), que abarca o projeto da Feira Pertinho de Casa, visa possibilitar que os microempreendedores tenham uma plataforma digital a seu favor para comercializar seus produtos.

Encontro de Brechós

O Encontro de Brechós (E.D.B) é um movimento de economia criativa, colaborativa, sustentável e beneficente que, desde 2016, ocupa espaço no Centro Histórico de São Luís, com a reunião de pequenos negócios, do brechó ao artesanato e shows culturais, para fazer a economia circular, se conectar e fortalecer o coletivo.

O E.D.B surgiu da necessidade de fortalecer a economia colaborativa em um contexto de pequenos (as) empreendedores que geram seus negócios de maneira totalmente independente e sem muitos privilégios.

A forma colaborativa de propor os pequenos negócios possibilita a troca de conhecimentos e amplia o alcance do negócio, sendo uma alternativa às formas que exigem um custo alto para obter recursos. Outro ponto importante é a consciência sobre a importância de ocupar espaços públicos, em especial o Centro da capital maranhense.

Outro destaque da atuação do Encontro de Brechós ao longo de seis anos é a doação de itens não perecíveis, seja de alimentação ou higiene, para grupos em vulnerabilidade social de São Luís. Para os organizadores, é uma forma política de se unir em torno de questões sociais que precisam de assistência e voz.

Mais

Expositores interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 23 de novembro, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3xLSMQOe2ijmmeHY9K7r8zwnF0JYv6oZ1lKgI_DINDkfR4A/viewform.

Para acompanhar todas as novidades do evento, basta acessar os perfis do Encontro de Brechós (https://www.instagram.com/encontrodebrechosslz/), ONG Nave (https://www.instagram.com/nave_ong/) e Pertinho de Casa Nacional (https://www.instagram.com/pertinhode.casa/) e São Luís (https://www.instagram.com/pertinhodecasa.slz/) no Instagram.

Outra dica é que a plataforma digital Pertinho de Casa está em São Luís e já conta com mais de mil empreendedores cadastrados. Para se cadastrar e/ou obter mais informações, acesse: https://www.pertinhodecasa.com.br/.

Serviço

O quê: 2ª Feira Pertinho de Casa e 6 anos do Encontro de Brechós;

Quando: dia 3 de dezembro, a partir das 16h;

Onde: na Praça do Reggae de São Luís (localizada no Centro Histórico, ao lado do Museu do Reggae);

Contato: (98) 999682033 – Gustavo Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.