Categorias
notícia

BR Instrumental vem aí com diversas atrações e ocupação cultural do Centro Histórico de São Luís

Nesta sexta e sábado, o festival volta a ocupar a praça Deodoro com arte, cultura e o melhor da música instrumental contemporânea

A segunda etapa do BR Instrumental 2022 traz uma seleção de atrações que mapeiam o Brasil contemporâneo ao som de tambores, sopros, guitarras e bits eletrônicos. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival volta à praça Deodoro, Centro Histórico de São Luís (MA), nos dias 18 e 19 de novembro.

A programação reúne Nômade Orquestra, Aldo Sena, mestre Curica e o Clube da Guitarrada, Camarones Orquestra Guitarrística, Parahyba Ska Jazz, Layse e os Sinceros, Ema Stoned, Samambaia Jazz Trio, Vogue Performance com Maranhão Kunty, Sanfônicos, Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito e Blobo Afro Akomabu. E ainda a discotecagem de Las Pupilas Dilatadas, Doctor Reggae, Jorge Choairy e Nanny Ribeiro.

Camarones. Foto: divulgação
EMA STONED Foto: Sue-Elie Andrade

“Estamos de volta com o compromisso que assumimos, desde o início, que é o de ocupar o centro da cidade com arte e cultura da melhor qualidade e o nosso convite para o público mais bonito do Brasil é para chegar junto, abraçar a praça, cuidar do nosso patrimônio e fortalecer essa troca de saberes entre artistas de vários cantos do país, de gerações diversas em um retrato lindo da cena da música instrumental na atualidade”, afirma Luciana Simões, da dupla Criolina, que dirige o festival ao lado de Alê Muniz.

Com palco montado próximo à Biblioteca Pública Benedito Leite, o festival ocupará boa parte da praça com espaços integrados para comercialização de lanches, brechós, sebos de livros e vinis, comércio de artesanato e outros produtos ligados ao universo da arte. Para esta edição a feirinha conta com a presença da Rede de Mulheres do Maranhão e Feira Pertinho de Casa.

A Rede Mulheres do Maranhão é formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu que atuam em diferentes setores, como fabricação de doces, mel, confecção de roupas, beneficiamento e quebra do coco babaçu, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes. E a Feirinha Pertinho de Casa, plataforma que aproxima empreendedores dos consumidores e está presente em todo o país.

“A estrada do som que a gente vem pavimentando há alguns anos tem o propósito de ser uma ponte que liga São Luís ao mapa cultural do país, aproximando e promovendo o diálogo entre artistas, público e território, apresentando a nossa cultura popular, a nossa música e abrindo os braços para receber outras linguagens e sons. O BR Instrumental é a festa do som, a celebração da música que vai além das palavras”, diz Alê Muniz.

Além da programação musical, esta edição do BR Instrumental conta com oficinas de sopro, ministrada pela Nômade Orquestra especialmente para os músicos da Banda do Bom Menino, e outra de produção cultural, ministrada por Bia Nogueira, para alunos do IEMA Centro.

Os produtores do Festival Sol, Anderson Foca e Ana Morena, participam de uma roda de conversa sobre o mercado da música independente, no Casarão Tech, parceria do festival com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SECTI). Além dos grupos preferenciais, as atividades estão abertas ao público, com vagas limitadas.

Estrada do som

O BR Instrumental é um braço do Festival BR135, que nasceu com a proposta de ocupar a cidade com shows e performances, principalmente as ruas e praças do Centro Histórico, oferecendo programação gratuita e aberta a todos os públicos.

Desde a sua primeira edição, no extinto Circo da Cidade, em 2012, o Festival BR 135 cresceu e vem buscando a cada ano novos espaços e formas de trazer ao público o melhor da música independente. Um festival que se realiza nos palcos e, por meio do Conecta Música, nos painéis, oficinas e rodas de conversa, além das melhores experiências nos ambientes de mercado, tanto para os artistas locais, produtores e realizadores convidados, quanto para os artistas locais e empreendedores da economia criativa.

PROGRAMAÇÃO

18 de novembro (sexta-feira)

18h – DJ Jorge Choairy (MA)

18h30 – DJ Doctor Reggae (SP)

19h30 – Bloco Afro Akomabu (MA)

20h – Sanfônicos (MA)

20h40 – Vogue Performance com Maranhão Kunty (MA)

21h – Ema Stoned (SP)

22h – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)

23h – Nômade Orquestra ‘Na Terra das Primaveras’ (SP)

19 de novembro (sábado)

18h – DJ Nanny Ribeiro (MA)

18h30 – Las Pupilas Dilatadas (MA)

19h30 – Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito (MA)

20h – Samambaia Jazz Trio (MA)

21h – Layse e os Sinceros (PA)

22h – Parahyba Ska Jazz Foundation (PB)

23h – Aldo Sena + Mestre Curica + Clube da Guitarrada (PA)

OFICINAS E PASSAGEM DE SOM

Oficina Nômade Orquestra

Dia 17, quinta-feira, das 15h às 18h, na Escola de Música do Bom Menino (Rua do Giz, 483)

Oficina Bia Nogueira

Dia 18, sexta-feira, das 14h30 às 17h30, no Casarão Tech (Rua da Estrela, 386)

Roda de Conversa com Ana Morena, Anderson Foca, Luciana Simões, Alê Muniz e o Secretário de Cultura

Dia 19, sábado, 10h, com breakfast, no Casarão Tech (Rua da Estrela, 386)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.