Categorias
notícia

Andes repudia ataques a assentamento no Pará

NOTA DE REPÚDIO CONTRA OS ATAQUES AO ASSENTAMENTO LOTE 96 – ANAPU-PA

A diretoria do ANDES-SN repudia veementemente os ataques que os agricultores e agricultoras ocupantes do Lote 96, localizado em Anapu-PA, SOFRERAM na noite do dia 19/08/22. Foram múltiplos ataques com disparos de armas de fogo, bem como incêndio de residências e da Escola Paulo Azevedo, localizada no Lote. No ataque as famílias foram obrigadas a se esconderem na mata e até o momento não há sinalização por parte do Governo do Estado de medidas protetivas às famílias.

O território tem sido há muito tempo palco de violência contra as populações do campo que lutam pelo direito à terra em que vários camponeses já foram assassinados. Desde o assassinato da Irmã Dorothy Stang, dado em 2005, mais de dezena e meia de lutadores e lutadoras sucumbiram ante a ação do latifúndio. Entendemos que tais ataques compõem mecanismos de repressão e dominação por parte do agronegócio local e que encontra suporte na política ambiental adotada pelos Governos Federal e Estadual do Pará, que criminalizam os movimentos do campo e promovem a devastação da Amazônia.

Prestamos toda a nossa solidariedade às famílias agricultoras do Lote 96 em Anapu-PA, reiteramos a defesa intransigente da reforma agrária popular no Brasil, como tarefa indispensável na defesa dos povos amazônidas, da humanidade e de toda natureza. Além de exigirmos que o Lote 96 se efetive urgentemente em assentamento, já que são mais de 10 anos à espera pela legalização, assim como a apuração imediata dos fatos ocorridos no Lote 96 e punição dos culpados.

Brasília(DF), 19 de agosto de 2022.

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.