Categorias
notícia

Fabiana Lima será crítica do Festival Guarnicê de Cinema

Depois de cobrir o Festival de Cannes em maio, a crítica de cinema Fabiana Lima participará do maior e mais antigo festival de cinema do Maranhão: o Guarnicê. Criadora do blog Cinemafilia, Fabiana produzirá as críticas dos oito filmes de longas-metragens nacionais e dos dez filmes de curtas-metragens maranhenses que competem na edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema.

Espectadora do festival, Fabiana comenta que “o Guarnicê faz parte da história do Maranhão e também da minha família. Vindo de uma família de músicos, em 2007, meu tio fez um videoclipe comigo em casa e esse trabalho foi premiado naquele ano’’. Feliz com a participação no festival, ela afirma: “nunca pensei que pudesse fazer parte dessa história também e pra mim o convite foi uma honra imensa. Espero conseguir fazer conteúdo à altura desse festival tão tradicional e importante pra gente e pro resto do país. ’’

As críticas de Fabiana Lima serão veiculadas no site guarnice.ufma.br, no Cinemafilia e também no Site Volts, parceiro do festival. Os filmes selecionados para as mostras competitivas do Guarnicê – incluindo os longas e curtas que passarão pela avaliação de Fabiana – foram divulgados no dia 11 de agosto.

A edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro, em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual por meio das plataformas digitais. As exibições presenciais do festival ocorrem no Teatro Napoleão Ewerton – SESC (onde também será realizada a abertura do evento), no Cineteatro Aldo Leite e, principalmente, no Teatro João do Vale.

Sobre Fabiana Lima

Fabiana Lima tem 23 anos, é bacharel em direito, cinéfila, criadora de conteúdo e crítica de cinema em formação. Escreve sobre audiovisual para a internet desde 2014, inicialmente em blog. Em 2019, criou o Cinemafilia, no Instagram. No ano seguinte, foi crítica da Mostra Novo Cinema Maranhense. Em 2021 focou em cursos, cineclubes e o estudo de cinema e crítica cinematográfica. Compôs uma mesa na UFSCar para alunos do primeiro semestre do curso de Cinema para falar sobre Crítica Cinematográfica. Em 2022, cobriu o Festival de Cannes. Atualmente, cria conteúdo para redes sociais (especialmente o Instagram), mantém o blog Cinemafilia e produz críticas para uma coluna no site Cinem(ação) e na revista independente Singular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.