Categorias
notícia

Achados e perdidos

Eloy Melonio

“Amigo é aquele que, antes do ombro, dá o coração.”

(Mhario Lincoln)

Para anunciar a escalação do nosso timaço ― da forma como ele realmente merecia ― só mesmo chamando Galvão Bueno, com sua voz inconfundível. Não sem antes impor uma condição: ele deve anunciar seus nomes como se fossem os craques da Seleção Brasileira.

E, se quiser, pode consultar seu “VAR” particular, ou seja, “o Velho Arnaldo”, para uma consideração técnica (Pode isso, Arnaldo?).

Esse “isso” não tem nada a ver com as posições ou qualidades dos “jogadores”, mas com os nomes pelos quais eram chamados quando estavam no campinho de peladas onde nos encontrávamos quase todas as tardes.

Então, vamos lá! Imagine-se agora ouvindo a narração de Galvão Bueno: O time da COHAB-Anil vai de Farinha, Magriça, Pé de Bicho, Maguari, Maior, Dentadura de Galinha, Gringo, Elefante, Natal, Via e Bombom.

Não são nomes tão estrambóticos assim, não é mesmo? Eram, na verdade, apelidos que nasciam de flagrantes inusitados que a galera não deixava escapar. E, raramente, alguém se chateava com isso. Apenas uma explicaçãozinha para sustentar a leveza das nossas intenções: “Via” era o apelido de um “estrábico” do elenco. Os outros deixo por conta da imaginação de vocês. Ah, e vou logo avisando: não vou revelar o meu.

Espero que não se decepcionem com esta informação: esse time nunca existiu no sentido de agremiação futebolística. Podia ser esse ou outro qualquer. Ou seja, era mais que um time de peladeiros dos primeiros anos da COHAB-Anil (conjunto residencial de classe média baixa, entregue em 1967). Era um time de amigos. Amigos que eu não vejo há muito, muito tempo. Amigos que inscreveram seus nomes nos anais de minha saudade. E que talvez já não estejam mais neste nosso mundo.

Esta conversa toda só para falar ― isso mesmo! ― sobre “amizade”. De amigos que se perdem e que se acham. E também por causa dessa “roda viva” de que nos fala Chico Buarque: “Tem dias que a gente se sente/ Como quem partiu ou morreu”. Nessa canção, as estrofes sempre terminam com os versos: “Mas eis que chega a roda-viva/ E carrega (destino/saudade) pra lá”.

Em se tratando de amizade, a “roda-viva” ― sem aviso prévio ― pode “trazer ou levar” as pessoas a quem nos ligamos pela afeição, simpatia, estima. Como disse antes, imagino que a galera do time anunciado por Galvão Bueno já está (quase) toda “perdida”.

Mas eis que ― depois de cerca de vinte anos ― chegou o Ricardo para entrar no time dos “achados” (ou “reencontrados”) na curva do vento. Um amigo com quem convivi por cerca de oito a dez anos. E com ele, a inspiração para esta crônica. Eita roda-vida danada!

Amigos, todos os temos. E o bom da vida é que temos todos os tipos de amigos. Generosos, confiáveis, amáveis, problemáticos. Um sem-número de adjetivos se aplica a essa categoria social. Temos o “médico-amigo” das campanhas eleitorais. Os best-friends das redes sociais. Já tivemos até “O Amigo da Onça”, um típico malandro brasileiro criado pelo cartunista Péricles de Andrade, que foi sucesso na Revista O Cruzeiro (1928–1975).

A arte sempre reserva um cantinho para a amizade. Milton Nascimento, por exemplo, revela o melhor lugar para se guardar os amigos. O grupo Fundo de Quintal achou os versos mágicos para amplificar esse lado bonito da vida: “A amizade/ Nem mesmo a força do tempo irá destruir / Somos verdade / Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir”. Um hino cristão, aproveitando a sabedoria do provérbio 18:24, refere-se a Jesus como “um amigo mais chegado que um irmão”.

Hoje os meus amigos são outros. Outros senhores, outros perfis, outros humores. Igual mesmo só o “laço” que nos une. E, entre “achados e perdidos”, a galera da COHAB-Anil sempre estará guardada no lado esquerdo do meu peito.

_____

Eloy Melonio é contista, cronista, ensaísta, letrista e poeta.

Uma resposta em “Achados e perdidos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.