Categorias
notícia

Festival cultural celebra o Dia do Meio Ambiente em São Luís

O Reocupa (Resistência Cultural Upaon Açu) e a Asboa (Associação de Surfe e Bodyboard de São Luís) celebram no próximo domingo, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizando o Re[x]istência Fest na avenida Litorânea, na altura da praia do Olho d’Água, a partir das 7h. O evento terá uma extensa programação de oficinas de educação ambiental, práticas esportivas e shows musicais (veja programação abaixo). 

O objetivo do Re[x]istência Fest é promover uma reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente e como podemos tornar nossa vida mais sustentável. Assim, serão realizadas oficinas para se refletir sobre a produção de lixo na cidade e como alguns itens podem ser reaproveitados. Também haverá atividades que visam estimular práticas de bem viver por meio do esporte e da cultura.

Na ocasião, será lançado o podcast Marocast, novo projeto do Reocupa e do Rumbora Marocar que tem por finalidade debater os principais temas sociais, políticos e ambientais que atravessam o Brasil, Nordeste e o Maranhão. A primeira temporada do podcast terá dez episódios, sempre com participação de vozes autorizadas, pesquisadores e especialistas, além de pessoas que estejam vivenciando tais temáticas.

DJ Jorge Choairy vai comandar a música eletrônica. Foto: divulgação


Uma só Terra

Definido há 50 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. A proposta do Re[x]istência Fest está alinhada ao tema Uma só Terra, do Dia Internacional do Meio Ambiente de 2022, que reforça a necessidade de se buscar uma vida sustentável, respeitando a natureza da qual fazemos parte.

Nesse sentido, o festival destaca a importância de buscarmos modos de vida mais sustentáveis em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir das nossas escolhas, optando por um estilo de vida menos poluente e mais verde.

A cantora Nubia é atração confirmada. Foto: Danrley Igor


Reocupa e Asboa

O Reocupa (Resistência Cultural Upaon Açu) é um coletivo mobilizador, que conta com um espaço plural aberto para recepcionar as mais diversas manifestações artísticas culturais que objetivam democratizar a arte, a cultura e a educação através de novas perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de se recoexistir em sociedade. O coletivo cria oportunidades de aprendizado com o outro, visando o conhecimento como fator principal de diálogo e troca mútua. 

A Associação de Surf e Bodyboard da Praia d Olho d’Água (Asboa) foi fundada em 14 de fevereiro de 2004. Tem como atividade a prática esportiva associada a atividades de preservação e conservação das praias e do meio-ambiente. As ações da Asboa visam também esclarecer a comunidade sobre a importância em manter as praias limpas, que esse é um bem universal, gratuito e precisa ser preservado para as próximas gerações. A associação realiza de forma organizada e efetiva competições do esporte, campanhas ambientais, feiras, workshops e intercâmbios.
 
Programação das oficinas e atividades educativas

07h – Yoga

08h – Zumba

07 às 11h30 – Circo tá na Rua

9h – Aula de Surfe

9h – Bicicletada (previsão de chegada)

10h – Oficina de Malabares

11h – Oficina de Placas

14h – Oficina de Capoeira

E mais: pintura de rosto, frescobol e beach tenis.

Programação Cultural

A partir das 12h Dj Jorge Choary

14h30 – Maratuque Upaon- Açu

15h00 – Samambaia Jazz Quarteto

16h15 – Ciranda de Roda

17h30 – Núbia

18h45 – Afrôs (imagem destacada / Laila Razzo)

20h00 – Brô Mcs

21h15 Tribo de Jah

SERVIÇO

Re[x]istência Fest

Dia 05 de junho (domingo)

Das 07h às 23h

Local: Avenida Atlântica Olho D’água, Praia do Olho D’água (pico da Asboa).

Evento gratuito

Mais informações e agenda de entrevistas – 98 981791113

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.