Cidades maranhenses preparam atos pró-impeachment neste sábado

Neste sábado, 24 de julho, pelo menos oito grandes cidades do Maranhão vão realizar manifestações contra o presidenteJair Bolsonaro: São Luís, Açailândia, Bacabal, Imperatriz, Pinheiro, Pedreiras, Santa Inês e Santa Luzia. Além da saída imediata de Bolsonaro da Presidência da República, os manifestantes vão às ruas pedir a ampliação da vacinação em todo o país e ações de apoio às populações mais vulnerabilizadas pela pandemia.

As manifestações fazem também a defesa da democracia e repudiam qualquer tentativa de golpe no Brasil. Os atos maranhenses são realizados em consonância com movimentos nacionais que defendem a saída de Bolsonaro – até a manhã desta sexta-feira, já estavam confirmados mais de 300 atos em todo o Brasil e em mais 15 países.

Nas últimas semanas, com o avanço das investigações da CPI da pandemia e as revelações que apontaram para o superfaturamento e solicitação de propinas na compra de vacinas, a força dos movimentos populares vem aumentando nas ruas.

No Maranhão, isso é notável: os atos, que são organizados pela articulação de partidos de esquerda e movimento sociais e populares no Movimento Maranhão Contra Bolsonaro, vêm ganhando, a cada edição, uma adesão maior por parte da população.

Em São Luís, o 24J terá sua concentração às 9h, na praça Deodoro. Além dos partidos e movimentos sociais, outros grupos e categorias diversas devem marcar presença, como profissionais da saúde, educadores, estudantes, ciclistas e artistas. Intervenções culturais estão previstas para ocorrer ao longo de todo o percurso.

Em função da pandemia, a preocupação com a segurança sanitária dos participantes é grande em todos os atos e vários cuidados são tomados, como a obrigatoriedade do uso de máscara o tempo todo (preferencialmente PFF2), o uso de álcool para manter as mãos higienizadas e a manutençãodo distanciamento.

Na última manifestação em São Luís, a Brigada Sanitária do ato distribuiu cerca de 300 máscaras PFF2 aos participantes que estavam utilizando máscaras de pano, assim como disponibilizou borrifadores de álcool ao longo de todo o trajeto. As pessoas também são orientadas a não participar caso tenham algum sintoma gripal ou sugestivo de covid, para evitar o contágio de terceiros.

Além dos atos presenciais, é importante manter também a mobilização nas redes. A tag preferencial do dia deverá ser #24JForaBolsonaro e #MaranhãoContraBolsonaro.

Atos programados no Maranhão

Açailândia, 18h30 – Praça do Pioneiro

Bacabal, 8h – Praça Catulo da Paixão Cearense

Imperatriz, 9h – Praça de Fátima

Pedreiras, 7h30 – Praça Corrêa de Araújo Pinheiro, 8h – Praça José Sarney

Santa Inês, 8h – Praça Das Laranjeiras

Santa Luzia, 8h – Esquina do Supermercado Galvão

São Luís, 9h – Praça Deodoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.