Unesco disponibiliza mais de 80 filmes indígenas gratuitamente

Os filmes contam com cineastas profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru

Por – Daniel Valenciano Gimenes*, Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação

Em junho de 2019, o Festival de Cinema Indígena Online disponibilizou 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural das populações originárias. Com foco em obras feitas na América Latina e Caribe, a mostra conta com documentários brasileiros sobre os povos Kalapalo e Kawaiwete. O festival foi realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A iniciativa foi promovida por ocasião da Semana da América Latina e Caribe, realizada dos dias 3 a 7 de junho na sede da Unesco, em Paris. O festival é parte das ações da agência da ONU para comemorar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019). As produções cinematográficas discutem temas como o conhecimento indígena sobre o meio ambiente, educação, produção e consumo sustentáveis, preservação do patrimônio cultural e natural e o papel das mulheres indígenas.

Os filmes estão disponíveis online em uma lista de reprodução no YouTube, e podem ser acessados gratuitamente por quem se interessar em aprofundar conhecimentos e olhares sobre os saberes indígenas. As obras estão disponíveis com legendas em inglês/espanhol.

Para mais informações, acesse: https://www.coreduc.org/2019/07/04/unesco-disponibiliza-mais-de-80-filmes-indigenas-gratuitamente/

*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *