Categorias
notícia

Penalva: estudantes apresentam projetos sobre meio ambiente

Com o intuito de mostrar experimentos com o uso da tecnologia que não prejudique a natureza, estudantes do Centro de Ensino Dr. Tancredo Neves-Cema, escola da rede pública estadual localizada em Penalva, promoveram, no dia 11 de dezembro, uma Feira de Ciências com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a Feira foi realizada de forma online, transmitida pelo Google Meet, com a participação de estudantes da 3ª série.

A Feira está na sua 5ª edição e contou com organização dos professores da área de Ciências Naturais e da gestão escolar, sendo realizada pelos estudantes. A escola possui quase 400 estudantes e mais de 100 estiveram envolvidos na Feira de Ciências, distribuídos em 13 equipes que apresentaram seus experimentos nas disciplinas de Biologia, Química e Física, sendo que 7 equipes se apresentaram pela manhã e 6 fizeram as apresentações à tarde.

Um dos projetos propõe a utilização de energia solar para ser utilizada nas embarcações que navegam pelo rio da cidade. A estudante Érica Vitória Lopes Pinheiro, que participou do projeto sobre Energia Sustentável, denominado Energia Solar Fotovoltaica, esclareceu sobre o funcionamento da energia solar para ser utilizada nas embarcações.

“Nós vamos trabalhar com energia solar, uma energia sustentável, barata, que não cria resíduos e não polui. Os pescadores não têm condições de comprar uma placa solar e foi pensando nisso que nós criamos a nossa própria placa. Podemos obter uma placa solar com o que temos em casa, por exemplo, utilizando LED, caixa de papelão e um motorzinho de aparelho de DVD, ou motor de impressora ou ainda outra coisa que pode ser sustentável para o barco. Essa energia será absorvida do sol que fará com que o barco navegue sobre as águas”, destacou.

A estudante Érica Vitória ressaltou ainda a sua preocupação com o meio ambiente e com a população local. “Sabemos que o óleo usado nas embarcações polui o rio e desenvolvemos esse projeto, pensando na saúde dos peixes e na saúde de nós seres humanos, porque iremos consumir esses pescados. As nossas águas são ricas em piscicultura e queremos ter uma Princesa dos Lagos bem tratada, cuidada e com peixes saudáveis para todos nós”, destacou.

O professor de Biologia, Francisco Oliveira, ressaltou a importância do Projeto e disse que a escola vem trabalhando a ideia da sustentabilidade há três anos consecutivos pela preocupação com o meio ambiente que está sendo afetado diariamente.

“O nosso município é banhado por águas, e nos preocupamos muito com a situação atual. Estamos buscando soluções para o planeta e, diretamente ou indiretamente, Penalva também faz parte dessa situação. Então, nos preocupamos em buscar tecnologias que possam fazer uma modificação na atual situação do nosso planeta, contribuindo com o nosso ambiente, com o nosso município”, expressou o professor de Biologia, Francisco Oliveira.

Outros experimentos foram apresentados na V Feira de Ciências do CE Dr. Tancredo Neves pelas equipes de estudantes, como Papel Semente em Prol da Sustentabilidade usando a reciclagem para germinar novas árvores; Maneira de evitar a perda não intencional de alimentos; O Impacto da Tecnologia na Sustentabilidade; Plantas Medicinais e seu benefício, dentre outros.

Fonte: Agência de Notícias / Governo do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.