Categorias
notícia

No Maranhão, Federação de Umbanda suspende atividades em prevenção ao covid19

Medida visa evitar aglomeração de pessoas nos terreiros com o objetivo de preservar a saúde dos praticantes das religiões de matriz africana. “Na atual situação é de extrema importância que tenhamos cuidados e sigamos os protocolos da saúde, pensando na proteção de toda a população maranhense”, diz a nota.

Veja abaixo o comunicado da Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão, dentro da sua legitimidade, vem informar e esclarecer aos Pais, Mães, Filhos, Filhas de Santo, Zeladores, Babalaorixá, Ialorixá, associados(as) da federação que devido a pandemia mundial causado pelo CORONAVÍRUS estão  suspensos todas as atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como as festividades em homenagens e toques com tambores nos terreiros de mina, umbanda, candomblé, terecô e pajelança, seguindo as recomendações estas da Organização Mundial de Saúde e o decreto do governador do Estado do Maranhão, na qual nos orienta que seja evitando a propagação do novo coronavírus, Covid 19, por meio da aglomeração de pessoas, o que sempre acontece nos nossos espaços sagrados em dias de tambores e outras atividades.

Na atual situação é de extrema importância que tenhamos cuidados e sigamos os protocolos da saúde, pensando na proteção de toda a população maranhense e o povo de santo, visando o cuidado com as nossas crianças, matriarcas, patriarcas, filhos, filhas, netos, netas, sobrinhas, sobrinhos e comunidade de matriz africana e afro-brasileira, aproveitamos para seguir as orientações.

Sempre lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, usar máscara quando necessário.

São Luís 19 março 2020

Bine Gomes Abinokő

Presidente da Federação de Umbanda do Maranhão.

2 respostas em “No Maranhão, Federação de Umbanda suspende atividades em prevenção ao covid19”

Parabéns, nota 10 – 10 não ,1.000 – à Federação que mostra profundo respeito não ós aos seus adeptos como a todas as pessoas. Tanto mais elogiável ´o gesto quanto mais é cotejado com algumas outras denominações “religiosas” – entre aspas, sim, porque de religiosas tem muito pouco ou nada – que fazem exatamente o contrário, mais preocupadas com seu faturamento do que com a vida e bem-estar das pessoas Minha solidariedade e reconhecimento à umbanda maranhense e seus dirigente. Se me permitem, já que de longe, um forte abraço.

Medida exemplar da Federação de Umbanda. Enquanto isso, algumas igrejas evangélicas seguem fazendo cultos presenciais. Absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.