O espetáculo “Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo” estreia nos dias 30 e 31 de outubro, às 19h30, no Museu de Artes Visuais (Rua Portugal, 273, Praia Grande), com sessões gratuitas e acessíveis em libras e áudio descrição. A obra é fruto de uma pesquisa da atriz maranhense Júlia Martins a respeito da primeira romancista afro-brasileira e maranhense que deu voz ao feminino e através da literatura criticou as injustiças de uma sociedade machista, racista e escravocrata, perpetuada nos dias atuais.
Segundo a produção do espetáculo, esta é a primeira abordagem na linguagem teatral com uma releitura da obra e vida de Maria Firmina dos Reis, símbolo de resistência e luta contra a escravidão, esquecida por mais de um século, apesar da sua importância na construção da literatura afro-brasileira.
O espetáculo é uma realização do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, com patrocínio do Banco da Amazônia, apoio do Grupo Universitário de Teatro (GUT), Núcleo de Acessibilidade da UFMA, Museu de Artes Visuais, Pajama Produções, Escola de Cinema/IEMA e Guajajara Filmes.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Júlia Martins
Direção: Leônidas Portella
Preparação Corporal: Shamach Pacheco
Cenário e Figurino: Marlene Barros e Marcos Ferreira
Iluminação: Renato Guterres
Trilha sonora: Beto Ehongue
Ilustração: Da cor do barro
Designer gráfico: Adryano Costa
Assistente de Produção: Tairo Lisboa
Produção: Júlia Martins e Victor Silper
Classificação: 10 anos
Entrada gratuita