Categorias
notícia

IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia terá palestras, oficinas e apresentação de pesquisas

Abertura ocorrerá no dia 3 de abril com conferência ministrada pela artista e pesquisadora Rosana Paulino    

O O IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e traz como tema central “Imagina(R)Existências”. Através dessa temática busca-se promover o debate sobre as resistências, imagens e iniciativas que com seu acontecer reafirmam a variabilidade de existências possíveis e que acabam muitas vezes por se contrapor às visibilidades e narrativas predominantes nos meios midiáticos e artísticos.

As atividades serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2019, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na programação constam palestras e mesas redondas com convidadas(os) que discutirão o tema “Imagina(R)existências”.

A abertura será às 15h30, no Auditório Central da UFMA, com a conferência “Memória e História: resistindo através da produção feminina negra”, que será ministrada pela artista visual, professora e pesquisadora Rosana Paulino. Ela recentemente teve sua produção exposta na Pinacoteca de São Paulo, em homenagem aos seus 25 anos de carreira.

No dia 4, às 15h, a professora Rosane Borges, autora de vários livros e articulista da Carta Capital, do blog da Editora Boitempo e do site Jornalistas Livres, irá proferir a palestra “Imaginário(s) e visibilidades: desafios para a reexistência contemporânea”. Logo depois, às 16h30, haverá a mesa redonda “Nossas vidas impossíveis se manifestam umas nas outras”, com a professora e pesquisadora Cíntia Guedes, doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e o mestre em Performance pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ, Miro Spinelli, cujo trabalho enfoca o corpo e suas possíveis poéticas e políticas.

No último dia do simpósio, 5 de abril, um dos destaques será a mesa “Comunicação e Visibilidade Indígena”, que ocorrerá às 14h, ministrada por Genilson Guajajara, comunicador popular, formado em audiovisual pelo Vídeos nas Aldeias, membro do Coletivo Pinga Pinga e do Mídia Índia; e por Francisco Apurinã, doutorando em Antropologia Social. Às 16h30, haverá a palestra “Imagens Contracoloniais: um olhar do quilombo”, ministrada pelo ativista político e militante do movimento quilombola Antonio Nego Bispo, que, na ocasião, relançará seu segundo livro, “Colonizações, Quilombos: Modos e Significações”.

Oficinas e Grupos de Trabalho

O período da manhã será dedicado à realização de oficinas e apresentação dos grupos de trabalho, que ocorrerão das 9h às 12h.

Entre as temáticas abordadas nas oficinas estão “Fotografia 360 graus”, com o professor Márcio Carneiro; “Por que produzir imagens?”, com Andressa Zumpano e Ingrid Barros; “Expografia”, com Layo Bulhão e Filipe Espíndola; “Fotografia Pinhole”, com o professor Carlos Eduardo Cordeiro; “Me vejo no que vejo: artes visuais e revolução científica”, com Ghustavo Távora; e “Experimentos para perseguir rastros de fuga”, com Miro Spinelli e Cíntia Guedes. 

Os Grupos de Trabalho, divididos em seis áreas de interesse, acontecerão no CCSo-UFMA: Estética, Mídia e Cultura (GT1); Arte Contemporânea e o Contemporâneo das Artes (GT2); Fotografia, Cinema e Vídeo (GT3); Redes Sociais, Mídias Digitais e Economia das Imagens (GT4); Corpo, Arte e Mídia (GT5); Palavra, Imagem e Som (GT6).

A programação completa das apresentações dos GTs pode ser acessada aqui

SERVIÇO

O que: IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia

Quando: 3, 4, 5 de abril de 2019

Onde: Universidade Federal do Maranhão e Instituto Federal do Maranhão

Inscrições: https://doity.com.br/simposioartemidia 

Mais informações em http://simposioartemidia.ufma.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.