Categorias
Notícias

Grupos de Tambor de Crioula reivindicam mais espaço na programação do Carnaval 2019

Vários grupos de Tambor de Crioula se reuniram hoje (28.02) em frente à sede do Governo do Estado para denunciar a ausência da manifestação na programação do carnaval 2019. Para Simei Dantas, “o tambor de crioula durante décadas esteve presente no Carnaval do Maranhão alegrando os foliões”, recordou. Ela lembra que o Tambor de Crioula é patrimônio imaterial do Brasil e que, por isso, deve ser respeitado e valorizado através de mais espaços e visibilidade no carnaval.

Já Junior Catatau enfatiza que quase todo segmento ficou surpreso com as pouquíssimas apresentações agendadas para o auge do carnaval, época em que os tambores em massa ocupavam as praças, bailes, espaços e comunidades apoiadas pelo governo. Segundo Junior Catatau, “fica nítida a ausência dos grupos do tambor pela cidade, basta notar que em todo circuito de carnaval quem abria as apresentações eram os tambores. O coreiro também afirma que essa tese de que uma ocupação anual do tambor na Casa do Tambor seria o suficiente, não é verdadeira. Para Catatau, “a partir do momento que o Estado assinou o compromisso de ajudar na salvaguarda do tambor, muitas e muitas ações deveriam ser executas e a manifestação deveria ser priorizada. O Secretário fala de crise,  mas previu em seu orçamento um volume robusto de recursos para contratação de som, trios elétricos a atrações nacionais. Fica evidente a falta de compromisso da atual gestão da Secretaria de Cultura com a manifestação. O que já vem acontecendo há tempos e piorou agora no carnaval. Portanto, uma de nossas pautas é a volta do Tambor de Crioula de forma massiva para as ruas, bailes e espaços culturais da cidade”, reivindicou Catatau.

Já Paulinho de Maré aponta a necessidade de um diálogo mais aberto e democrático entre governo e sociedade civil. Para Paulinho, “a Casa do Tambor de Crioula vem sendo má administrada, perdemos o valor de nosso cachê, e muitos tambores ficaram de fora da programação, enquanto outros pegaram apenas uma apresentação. Isso representa uma vergonha o que estão fazendo com o Tambor de Crioula.”

A manifestação foi importante para chamar a atenção do descaso do poder público com o Tambor de Crioula. Os manifestantes, caso não sejam atendidos em suas pautas, pretendem voltar amanhã para uma nova manifestação. Estiveram presentes: Simei Dantas, Paulinho de Maré, Junior Catatau, Mestre Bolota, Mestre Zé Banana, Felipe, Candinho, Dona Tereza, Mestre Gonçalinho, Correa, Cibica, Mônica, Claudia, Bigorna, Rosa Reis, Dona Maria, Rozira, Ianara, Socorro, Vitório e outros.

Imagem / divulgação: Grupos de tambor de crioula realizaram protesto em frente ao Palácio dos Leões

Uma resposta em “Grupos de Tambor de Crioula reivindicam mais espaço na programação do Carnaval 2019”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.