Rádio comunitária Bacanga FM estreia “Fôlego Curto: Dramas para Ouvir”

Peças curtas de teatro que se tornaram intrigantes dramas para ouvir. Do texto ao som, o projeto “Fôlego Curto – Dramas para Ouvir” – obra do pesquisador, dramaturgo, roteirista e diretor Igor Nascimento – estreia em abril, na rádio comunitária Bacanga FM, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. O pré-lançamento do projeto acontece na próxima quinta-feira (25/04), às 19h, no espaço cultural Clube do Vinil – Anjo da Guarda e contará com a presença dos atores, equipe de produção do projeto e do Itaú Cultural, radialistas, locutores da Rádio Bacanga FM e participação musical de Roberto Ricci e MC Alcino.

Ao todo, nove episódios ganharam a interpretação cênica de Cláudio Marconcine, Maria Ethel, Rosa Ewerton, Gisele Vasconcelos, Aziz Júnior, Renata Figueiredo, Lauande Aires, Marcelo Flecha, José Inácio Rêgo, Nuno Lilah Lisboa, Vitor Silper e Al Danúzio que conduzem o público a ouvir textos dramatúrgicos em moderna adaptação.

“Fôlego Curto – Dramas para Ouvir” tem a chancela de um dos maiores editais de fomento à cultura no país, o projeto Rumos Itaú Cultural, que desde 1997 vem fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.”

As gravações dos nove episódios foram realizadas no estúdio Base SLZ e teve edição e finalização do sonoplasta, radialista e multi-instrumentista Ivan Garro, que tem experiência em diversos espetáculos teatrais e passou por diferentes companhias, como Mundana, Cia Livre, Cia São Jorge, entre outras.

O trabalho conceituado do sonoplasta pode ser conferido também em peças criadas para o Museu da Língua Portuguesa, para o artista plástico Nuno Ramos e Fernando Vilela, para o projeto Itaú Cultural e a Rádio Itaú Cultural. Como produtor musical, trabalhou com a Orquestra de Cordas Laetare, Bhakti Performing Arts, além de outros projetos

Inspirado em dramas da vida real, as histórias criadas pelo dramaturgo Igor Nascimento dialogam com experiências do cotidiano da comunidade do Itaqui-Bacanga em temáticas diversas, como a violência urbana, o envelhecimento, notícias de jornais, a memória, com metalinguagens, diálogos entrecruzados, monólogos e outras técnicas narrativas.

Igor Nascimento: inspiração na vida real para costurar os dramas

Além do rádio, o projeto conta com desdobramentos e criação visual em ilustrações de Waldeir Brito. “A ideia do projeto é também sugerir um jogo de linguagens entre a comunicação popular das rádios comunitárias, o trabalho artístico de ilustrações e vídeos e a metáfora entre a ficção e notícias de jornais que serão disponibilizados em plataformas digitais e adesivos espalhados em pontos estratégicos da cidade de São Luís”, comenta Igor Nascimento.

A escolha da Rádio Bacanga como espaço de veiculação do projeto também reforça a opção política e social de valorização das plataformas de comunicação alternativa e comunitária em garantir a visibilidade da história da emissora, localizada no bairro do Anjo da Guarda, e que, ao longo de 20 anos, fortalece a integração cultural da comunidade.

Estreia – A previsão de estreia da série de dramas radiofônicos é no dia 29 de abril. Os radiodramas vão ao ar às segundas, com reprise às quartas, às 20h, dentro do programa Cantinho do Rei, apresentado pelo locutor Roberto Nilton, durante os meses de maio e junho. Os programas estarão disponíveis online nas redes sociais do projeto, a partir do dia 27 de junho.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO

O quê: Evento de Pré-lançamento do projeto Fôlego Curto – Dramas para Ouvir, selecionado pelo edital do Programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018.

Onde: Clube do Vinil – Rua Dinamarca, S/N, em frente ao Teatro Itapicuraiba (Anjo da Guarda)

Quando: 25 de abril

Horário: 19h

Assessoria de imprensa

Alberto Júnior – (98) 98283.1223

albertoemeio@gmail.com

Assessoria de Imprensa:

Conteúdo Comunicação

Rumos Itaú Cultural

Carina Bordalo: carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br

Fone: 11.2168-1906

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Imagem destacada / divulgação: ator Lauande Aires interpreta trecho da obra Fôlego Curto adaptada para o rádio

Imagem Igor Nascimento capturada neste site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *