De 25 a 27 de outubro serão realizados o IX Simpósio Nacional e VIII Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. As atividades vão acontecer na Universidade Federal do Maranhão (campus do Bacanga) e na Universidade Estadual do Maranhão (curso de História, na rua da Estrela, Praia Grande).
O objetivo dos simpósios é ensaiar uma perspectiva crítica e local de reinvenção e inovação dos Estudos Celtas e Germânicos no Maranhão e no Brasil.
Segundo a justificativa dos organizadores, o evento visa “entretecer narrativas de longa duração que vinculam nossa cultura popular a um passado por vezes insuspeito, com ênfase em Estudos Medievais e Antigos sob uma perspectiva epistemológica, à sua maneira, crítica e decolonial, bem como as conexões com o tempo presente e suas heranças na cultura popular do Nordeste, em especial do Maranhão”.
Entre os conferencistas constam o medievalista e germanista francês Joseph Morsel (Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne), especialista em aristocracia medieval germânica da Idade Média Central (séculos XI a XIII); Hilário Franco Júnior (École des Hautes Études en Sciences Sociales/FFLCH-USP), nome de referência na Medievalística brasileira; João Lupi (Grupo Brathair /UFSC), reconhecido especialista português em estudos célticos; professora Clara Barros (Universidade do Porto); e o pesquisador inglês sênior John Greenfield (Universidade do Porto).
Mais informações e inscrições no link abaixo:
https://doity.com.br/ix-simposio-internacional-de-estudos-celtas-e-germanicos–brathair