Categorias
notícia

Andi e organizações parceiras lançam campanhas para combater termo que estigma de crianças e adolescentes

Portal Intercom – A Andi, em parceria com a Abej, Abraji, Fenaj, Jeduca e SBPJor, lançou a campanha #nãoémenor, que visa desconstruir o uso inadequado do termo “menor” na mídia, espaços públicos e no cotidiano. O objetivo da campanha é demonstrar que a palavra, além de incorreta, carrega uma herança histórica de estigmatização e  criminalização da infância e juventude no Brasil.

Assim, tem-se como meta, conscientizar principalmente profissionais da mídia, educadores, estudantes e familiares, a fim de que percebam os impactos negativos do uso do termo, bem como demonstrar que a linguagem mais respeitosa é mais adequada aos princípios e normativas legais brasileiras.

Como explicam as entidades envolvidas na campanha, o termo menor é um resquício ainda do Código de Menores, que dava respostas punitivas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Código deixou de existir no país com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal/88.

Para que a campanha seja efetiva, recomenda-se a substituição em larga escala do termo menor para palavras como criança, adolescente, menino, menina, jovem, estudante, conforme o contexto. A escolha da palavra certa impacta percepções e resulta diretamente na forma como políticas públicas, coberturas jornalísticas e relações sociais tratam as realidades de crianças e adolescentes.

Profissionais, professores e demais pesquisadores/as que desejem ter acesso aos materiais da campanha, podem clicar neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eighty four − eighty =
Powered by MathCaptcha