Categorias
notícia

Maranhão vai sediar o 13º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

CNBB NE 5 – São Luís é a sede do 13ª Encontro Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (ENPJ). O evento ocorrerá de 12 a 19 de janeiro de 2025, na capital maranhense, com uma programação voltada para a reflexão, celebração e fortalecimento da missão juvenil na Igreja.

Com o tema “Na toada dos grupos de jovens, o guarnicê da esperança!” e o lema “Gritar a utopia do Reino em toda parte”, inspirado no pensamento do padre católico Hilário Dick, o encontro também traz uma iluminação bíblica especial: “Senhor, dá-nos sempre deste pão.” (João 6, 34).

A secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, falou sobre o tema e o lema escolhidos para essa edição. “Este chamado nos impulsiona a gritar a utopia e a convidar os grupos de jovens de todo o Brasil a ecoar a esperança por um país melhor para nossas juventudes. É um convite à reflexão e à construção conjunta sobre essa temática tão necessária, fortalecendo os rumos da evangelização na nossa pastoral. Em São Luís do Maranhão, teremos a oportunidade de aprofundar essa missão, renovando nosso compromisso de fé e transformação”, disse Wanessa.

A expectativa é reunir mais de 500 jovens de todas as regiões do Brasil, que, durante os oito dias de atividades, irão rezar, celebrar, refletir e discutir as particularidades, desafios e sonhos das juventudes. O evento é uma oportunidade de promover a troca de experiências e renovar o compromisso com a missão de evangelização, além de celebrar a presença viva e transformadora dos jovens na Igreja.

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, destacou a relevância do encontro para a evangelização da juventude no Brasil. “Virão ao Maranhão representantes de todo o país, trazendo suas experiências, seus sonhos, e ajudando a Igreja do Brasil a ver por onde caminhar no serviço de evangelização das juventudes. Sejam bem-vindas, juventudes do Brasil. A Igreja do Maranhão vos acolhe com carinho e amor”, declarou.

Durante a programação, haverá momentos especiais, como a celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude do Maranhão, que destacará a trajetória de fé e engajamento dos jovens maranhenses. Além disso, será lançada a nova edição comemorativa dos 20 anos do livro “Somos Igreja Jovem”, um marco importante na história e espiritualidade da PJ.

“Para nós, organizar e realizar o XIII Encontro Nacional em terras maranhenses é motivo de muita alegria e esperança. A PJ do Maranhão tem conduzido um processo de preparação marcado por integração regional e profunda mística com nossos grupos de base. Queremos partilhar nossa realidade social e pastoral com os grupos de todo o país, enquanto celebramos juntos a cultura maranhense e fortalecemos a construção do Bem Viver”, disse Raimunda Francisca, Coordenadora Nacional da PJ pelo Regional NE 5.

O 13º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude promete ser um marco na caminhada da PJ, destacando-se como espaço de esperança, comunhão e partilha de sonhos por um mundo mais justo e solidário.

Ouça o Hino do XIII ENPJ

Texto de Liana Mendes – Jornalista e Assessora de Comunicação da PJ MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

forty three − = forty