Categorias
notícia

Quilombolas de Cancela denunciam fome, ameaças e sofrimento de mães que estão amamentando

Agência Tambor – Em setembro deste ano, a justiça maranhense havia decidido que os moradores do Quilombo Cancela, localizado no município São Benedito do Rio Preto, poderiam colher o que plantaram no território reivindicado por eles.

A decisão judicial veio após um barulhento protesto da comunidade.

No entanto, passado um mês desta determinação, os quilombolas não conseguiram colher toda mandioca que haviam plantado. Segundo os moradores, o prazo estabelecido pela justiça foi muito curto.

Eles relatam que a situação do Quilombo está ainda pior atualmente. Isso porque agora os quilombolas estão com medo de sofrerem violência e ameaças ao transitar em seu território.

O Jornal Tambor de sexta-feira dia 18 de outubro entrevistou Vanderlei Lima, José Hilton e Francisca Vieira, moradores da comunidade.

(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de Vanderlei Lima, José Hilton e Francisca Vieira)

José Hilton disse que os problemas estão longe de acabar e o desmatamento continua em toda a região.

Os quilombolas querem a posse da terra, de uma comunidade centenária.

“Não podemos entrar na roça. Agora tá pior porque se eles verem a gente eles querem matar. Nossa situação tá triste, nossos filhos vão pra escola sem comer, pra comer lá, porque em casa nós não temos”, enfatizou Hilton, emocionado.

Segundo Francisca Vieira, a falta de alimento para as famílias está sendo um problema muito grave na comunidade.

“Tem mães em nossa comunidade que não estão conseguindo amamentar seus filhos por conta da falta de comida. Não estamos conseguindo plantar e nem comer”, declarou a quilombola.

Para Vanderlei Lima, se essa realidade não mudar, o meio ambiente e a própria comunidade quilombola vão sofrer consequências gravíssimas.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Vanderlei Lima, José Hilton e Francisca Vieira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× 4 = twenty