O partido registrou um aumento de 35% no desempenho eleitoral de 2020 e passou de 183 prefeitos para 247; quatro cidades ainda terão segundo turno
Fundação Perseu Abramo – A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), realizou, neste domingo (6), um balanço do saldo da legenda nas eleições municipais. Mais uma vez, o PT provou sua capacidade de resiliência no processo político do país, um claro sinal de recuperação em relação a eventos trágicos também para a própria democracia brasileira, como o golpe de 2016 e a Operação Lava Jato.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, as prefeitas de Contagem, Marília Campos (PT), e de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), foram reeleitas para mais um mandato. A legenda disputa segundo turno em pelo menos mais 12 cidades.
Outros quatro candidatos petistas disputam o segundo turno em capitais: as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS), em Porto Alegre, e Natália Bonavides (PT-RN), em Natal, e os deputados estaduais Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e Lúdio Cabral (PT), em Cuiabá.
Gleisi Hoffmann e Paulo Okamotto comentam resultados
Em entrevista à TV PT, a Gleisi Hoffman comentou o pleito. “Nós já tínhamos avaliado que iríamos nos sair melhor do que saímos em 2020, que foi uma eleição muito difícil para nós. Aliás, a eleição de 2016 foi difícil, a de 2020 foi difícil e agora a de 2024 mostra um processo de reconstrução do PT no processo eleitoral local, o que é muito importante”, reconhece.
O presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, também à TV PT na tarde de domingo (6), salientou o papel da militância. “A militância que foi às ruas defender as nossas causas, defender as nossas bandeiras, é muito importante porque um partido político tem que ter gente disposta realmente a conversar” disse ele. Okamotto comemorou os candidatos que foram reeleitos, significando um desejo de continuidade do modo petista de governar.
FPA nas eleições
No trabalho pré-eleitoral, a FPA intensificou, durante a jornada de formação de candidatos, a importância do trabalho de base, além de cartilhas temáticas para auxiliar candidaturas a formar planos de governo alinhados ao modo petissta de governar. O projeto FPA nas eleições pode ser acessado aqui.
Time de Mentoria
Desde o início de julho, centenas de pré-candidatos e candidatas do PT de todo o Brasil ganharam um providencial auxílio para elaborarem os seus programas de governo e afinarem seus discursos antes do pleito. Às vésperas das Eleições Municipais, marcadas para o mês de outubro, o Time de Mentoria da Fundação Perseu Abramo já foi acionado quase 200 vezes para tirar dúvidas sobre as mais diversas áreas de centenas de candidatos e candidatas.
Vídeos temáticos
A Fundação Perseu Abramo lançou 25 vídeos com propostas temáticas para colaborar com a construção de programas de governo das candidaturas petistas ao Executivo e Legislativo nas eleições municipais.
Os temas abordados dizem respeito a problemas e desafios a serem superados nos municípios brasileiros.
Trabalho de base
A Fundação Perseu Abramo lançou um site 100% dedicado ao trabalho de base. A iniciativa foi feita por dezenas de mãos, das mais variadas áreas e foi compilado após inúmeras reuniões.
.Visando contribuir para atualizar o Trabalho de Base, a FPA propôs a elaboração de estudos conduzidos por um grupo de voluntários que se engajaram, sob a coordenação do Presidente Paulo Okamotto, na tarefa de refletir e produzir conhecimento acerca do Trabalho de Base realizado hoje.
O principal material disponível no site é uma cartilha, que pode ser baixada e impressa, com o passo a passo para realizar o trabalho de base. Com 32 páginas, o guia mostra com detalhes, e de maneira totalmente didática, pontos como “onde acontece o trabalho de base” e como “identificar militantes” e saber se o trabalho está apresentando resultados positivos.