A capital federal será palco de uma celebração da gastronomia maranhense. A Semana de Gastronomia Regional, que acontecerá de 8 a 10 de outubro, é um evento promovido pelo Departamento Nacional do Senac e promete encantar os paladares, exaltando a riqueza da culinária típica do Maranhão, com foco especial no camarão, ingrediente-tema deste ano. O evento contará com a participação do talentoso chef Samuel Mendes, que comanda o Restaurante-Escola do Senac do Maranhão. Junto com sua equipe, ele oferecerá uma experiência única aos brasilienses.
Os maranhenses radicados na Capital Federal e o público em geral estão convidados a reviver os sabores de sua terra natal, com pratos que fazem parte da tradição gastronômica do estado. Entre os destaques, está o famoso arroz com cuxá, uma combinação perfeita de arroz, cuxá (uma planta da família do hibisco), camarão seco e temperos típicos, que reflete a exuberância e diversidade dos ingredientes locais.
Além de saborear delícias como o arroz com cuxá e pratos à base de camarão, os comensais poderão desfrutar de um ambiente acolhedor que celebra a cultura e as tradições do Maranhão. O cardápio à la carte inclui boas-vindas com caldinho de sururu, entrada de patinha de caranguejo no molho campanha, e opções de prato principal, como caldeirada de camarão com arroz com cuxá e purê de batata-doce com cheiro-verde, ou filé de pescada amarela ao molho escabeche, com arroz branco e vatapá. Para a sobremesa, haverá verrine de cupuaçu com praliné de castanha-de-caju ou cheesecake de juçara. Esses pratos também serão oferecidos no buffet livre, que contará ainda com bobó de camarão, caldeirada de camarão e torta de sururu. O evento ocorrerá exclusivamente no horário do almoço, das 12h às 15h.
Aula-show
Adicionalmente, no dia 8 de outubro, às 19h30, acontecerá uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG), especialmente destinada a estudantes de gastronomia e amantes da culinária. O chef Samuel Mendes demonstrará técnicas e segredos do preparo do camarão e de pratos típicos maranhenses, proporcionando uma experiência educativa e inspiradora, garantindo uma imersão completa na rica culinária maranhense.