Celebrando o símbolo universal da cultura popular brasileira, o cantor e compositor Tutuca Viana dedica um álbum integralmente ao gênero musical samba e fará o lançamento da obra com show inédito, chamado “O samba não tem hora!”, no próximo dia 17 de abril, às 20h, no Teatro João do Vale – Praia Grande.
No palco, Tutuca Viana, acompanhado de banda, receberá Léo Viana, Marconi Rezende e Nivaldo Santos em participações especiais.
A entrada é franca. A iniciativa cultural tem o apoio da Clara Comunicação e da Prefeitura de São Luís/Secult, patrocínio do Banco do Nordeste e governo federal. A realização é da Tutuca Viana Produções.
“Esse projeto veio contemplar um sonho antigo de ter um álbum todo dedicado ao Samba, gênero musical que fez parte da minha formação artística”, conta o artista. A ideia, a princípio, era de gravar um EP, registrando as músicas em estúdio próprio, montado em casa. Mas a iniciativa cresceu e ganhou ares nacionais, tendo neste trabalho a presença luxuosa de dois grandes arranjadores: Milton Mori e Zé Barbeiro.
Mori toca cavaquinho, bandolim e assina os arranjos na produção musical das faixas Coisa mais linda, Conversa de comadre e Nada como o tempo. Já o mestre Zé Barbeiro executa o seu inseparável violão de 7 cordas e arranjos em O meu samba somos nós, O samba não tem hora e Samba da incerteza.
Além deles, as músicas que foram gravadas, mixadas e masterizadas no Estúdio 185 (SP) teve ainda participações dos instrumentistas Alexandre Ribeiro (clarinete), Roberta Valente (pandeiro) e Júlio César Barros (percussão).
A faixa Violão barraco foi gravada no La Maison Estúdio por Didier Fernan (RJ) e teve o arranjo criado por outro craque da música instrumental brasileira, com 60 anos de carreira, Filó Machado, ao violão, e mais: Nema Antunes (baixo), Erivelton Silva (bateria) e Marco Brito (piano). Em São Luís, Tutuca Viana gravou as vozes e backing vocais de Dicy e Helyne Carvalho no Estúdio DuContra.
Apostando em toda riqueza e versatilidade que o gênero musical possui, Tutuca Viana acredita que o grande diferencial deste novo álbum seja a sua própria verdade, o seu jeito de tocar samba. “Fechar o repertório foi super complicado. A escolha me exigiu muita atenção, pela quantidade de composições e parcerias que tenho. Durante a pandemia eu tive mais tempo pra pensar sobre isso e a música me consolou muito naquela época, foi um – chão – e foi uma fuga também”, conta.
“O Samba não tem hora!” está disponível em todas as plataformas digitais.
Confira! https://open.spotify.com/intl-pt/album/0UMttjwWj7aSvq6i3jPiFh
Tutuca Viana – Cantor e compositor refinado, Tutuca Viana, já contabiliza 34 anos de carreira artística. Sobretudo, dado o seu talento genuíno para a música, é também reconhecido nacionalmente como produtor cultural, idealizador do consagrado Lençóis Jazz & Blues Festival, de edições anuais em São Luís e Barreirinhas (MA), Palco Mundo (São Luís – MA), Culturarte e o São José de Ribamar Jazz & Blues Festival, realizado na cidade balneária, situada na região metropolitana da capital maranhense.
Álbum “O samba não tem hora”
O Samba não tem hora : Tutuca Viana
Meu samba somos nós : Tutuca Viana / Eloy Melonio
Coisa mais linda : Tutuca Viana
Samba da incerteza : Tutuca Viana / Renato Dionísio
Nada como o tempo : Tutuca Viana / Veiga Neto
Conversa de comadre : Tutuca Viana / Luís Lobo
Violão barrado: Tutuca Viana / Gildomar Marinho
Mais informações: https://www.instagram.com/osambanaotemhora/
Discografia Tutuca Viana
LP Beijo de luz (1990)
LP Quintal Brasil (1992)
CD Dera (1995)
CD Pedras no asfalto – Tutuca e Djalma (2000)
CD Folia de carnaval (2004)
CD Folia de São João (2004)
DVD Melodias (2008)
CD Avessa Manhã (2017)
EP Agarradinho (2023)
Álbum O samba não tem hora (2025)
Participação em Coletâneas
LP Arrebentação da Ilha (1985)
LP Segunda de Arte (1992)
CD I Festival de Música Carnavalesca (2000)
CD Som do Mará (2006)
LP Vinil & Poesia – Vol. 01 (2020)