Agência Tambor – O Centro Histórico de São Luís ganhou um importante equipamento cultural. O Teatro Tablado Luiz Pazzinni foi entregue à comunidade ludovicense pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na primeira quinzena de dezembro.
O Iphan investiu cerca de R$ 2,6 milhões. Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.
O teatro, que passou por obras de requalificação, agora é um espaço cultural da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e abrigará atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de arte para atender à população.
O teatro tem capacidade para 103 espectadores e estrutura com foyer para exposições, palco, camarins, salas técnicas, áreas administrativas e outros ambientes.
Foi realizada a restauração de paredes, pisos e revestimentos, além dos elementos históricos. Também foram feitas melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, climatização e sonorização, assim como adequações para acessibilidade, como banheiros adaptados.
O homenageado
O nome do Teatro Tablado é uma homenagem ao ator e professor da Ufma, Luiz Pazzini, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Ao longo de sua trajetória, o professor dedicou-se à luta pela implantação de um teatro na Universidade e para o fortalecimento da arte e da cultura no Maranhão.
Luiz Pazzini foi ator, encenador e professor aposentado do departamento de Artes Cênicas da Ufma, onde iniciou a docência em 1992. Paulista, morou no Maranhão por mais de 20 anos.
Na década de 90, foi o responsável pela inserção do teatro contemporâneo. Em 2005, foi responsável pela criação do Curso de Licenciatura em Teatro na Ufma.
Em 29 de abril de 2020, faleceu aos 66 anos, em decorrência da covid-19. Após sua morte, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Entre tantos legados, deixou o grupo de teatro “Cena Aberta”, vinculado ao Curso de Teatro da Ufma.
A Revista “Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas”, em sua última edição, também fez uma homenagem a Pazzini ao lançar o volume “Dossiê Luiz Pazzini – Teatro de Memórias e Processos Educativos”.
O objetivo foi discutir as práticas artísticas e pedagógicas elaboradas e difundidas pelo professor Luiz Pazzini. A obra reúne artigos, entrevistas, ensaios de memória e/ou experiências relacionadas à carreira do artista.
Os organizadores foram Gilberto dos Santos Martins e Victor Silper, ambos ex-alunos do artista. Gilberto é egresso do curso de Licenciatura em Teatro, e Victor é egresso do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufma, além de fazer parte do grupo de teatro, “Cena Aberta”, fundado pelo professor em 2001.