Jornal Intercom – Já é possível participar dapesquisa nacional voltada para a saúde mental de jornalistas organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). O intuito é
é identificar variáveis associadas ao sofrimento mental no exercício da profissão, visando desenvolver políticas que protejam esses profissionais. O projeto foi lançado em abril deste ano e começa agora a coletar respostas com a categoria.
A metodologia utilizada para o projeto é a quantitativa por meio de um questionário online padronizado. O estudo garantirá a confidencialidade das respostas, com tratamento estatístico dos dados coletados.
Em um formulário prévio, os profissionais como nome, e-mail, data de nascimento e cidade onde trabalham. Após sinalizar concordância, um novo questionário é encaminhado para o e-mail para preenchimento. Este formulário terá tratamento de dados estatístico e as respostas não serão identificáveis, ou seja, o conteúdo específico das respostas será de caráter totalmente sigiloso.
Participe da pesquisa aqui.
Os resultados coletados na pesquisa da Fenaj ajudarão a formular políticas sindicais e negociações com as entidades patronais, buscando a melhoria das condições gerais e subjetivas do trabalho. A Federação pretende incentivar a criação de novas leis que protejam os trabalhadores do assédio e da pressão, resultando na melhoria da saúde mental coletiva.