Categorias
notícia

Centro de Cultura Negra do Maranhão celebra 45 anos

De 16 a 22 de setembro, o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) realizará uma série de atividades para comemorar seu 45º aniversário. Essas celebrações visam destacar o percurso de luta do movimento negro e a importância da organização da população negra na defesa de seus direitos. É reconhecida como a mais antiga organização do movimento negro do Maranhão.

História do CCN

O Centro de Cultura Negra do Maranhão(CCN) é uma organização não governamental, fundada em 19 de setembro de 1979, com a missão de promover a “conscientização político-cultural e religiosa, visando o resgate da identidade étnica, cultural e a autoestima do povo negro”. A organização atua para viabilizar ações que contribuam com a luta por cidadania, combatendo todas as formas de intolerância e racismo, além de promover os direitos da população negra no Maranhão.

Ao longo de seus 45 anos de existência, o CCN tem desenvolvido uma diversidade de ações nas áreas política, social, cultural, religiosa e educacional, com foco na valorização da cultura afro-brasileira, promoção da saúde e defesa do meio ambiente. A entidade se destaca como pioneira no Brasil em iniciativas e em desenvolvimento de trabalhos e estudos relacionados às comunidades quilombolas.

Desde sua fundação, militantes e profissionais tem se dedicado a apoiar comunidades negras rurais quilombolas do Maranhão no processo de organização política, visando a garantia de seus direitos territoriais e fundiários.

Mundinha Araújo, uma das fundadoras da instituição, nos lembra que, ao pensar no Movimento Negro no Maranhão, já se sentia o peso das dificuldades enfrentadas em uma sociedade onde falar sobre a negritude era um tabu.

O preconceito racial, embora agudo, se apresentava de forma dissimulada, contribuindo para a negação da própria identidade entre os negros. A frase “No Brasil não tem racismo” ainda ressoa forte, assim como a ideia de que “aqui não tem preto” e a preferência por se identificar como “morenos” como uma forma de evitar a discussão sobre a questão racial.

Essas nuances são essenciais para entendermos a luta e a resistência do Movimento Negro no Maranhão. A alienação e perda de identidade dificultaram, por muitos anos, qualquer tentativa de organização e mobilização, tornando o cenário ainda mais desafiador.

É crucial relembrar esses acontecimentos e refletir sobre como essas questões continuam a impactar nossa sociedade. Ao celebrar os 45 anos de CCN e as conquistas do Movimento Negro, devemos também reconhecer a luta constante por reconhecimento, identidade e igualdade.

Programação

Abaixo, apresentamos as atividades programadas:

Oficinas Gratuitas! As inscrições disponíveis neste link

Oficina de Percussão -16 e 17 de setembro de 2024

16h às 18h – Centro Estadual de Referência da Mulher Negra ‘Ana Silvia

Cantanhede’ – Rua dos Craveiros, Centro de São Luís

Gratuitas e limitadas! As inscrições estarão abertas até preencher um total de 40 vagas.

Oficina de Dança Afro-Brasileira 16 a 18 de setembro de 2024

14h às 17h30 – Sala de Dança do Teatro Artur Azevedo

II Oficina de Afro empreendedorismo- 18 de setembro de 2024

14h às 17h – Auditório do AMDES, Rua do Giz, 445, Centro Histórico, Praia Grande

Show Africanto – CCN 45 Anos – 19 de setembro de 2024

Às 19h no Teatro da Cidade

Show com: Cantores do Akomabu (Edivaldo Costa, Careca do Akomabu, Paulinho Akomabu, Gisele Padilha, Paula Guterres, Luis Carlos Guerreiro e Carlão Rastafari) e Grupo de Dança Afro Abanjá.

Tardezinha Cultural – 22 de setembro de 2024

A partir das 16h – Praça dos Catareiros, Centro Histórico, com Discotecagem, Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Grupo Samba de Terreiro e Bloco Afro Akomabu

Painel 45 anos do Movimento Negro no Maranhão – 20 de setembro

Às 14h no Teatro da Cidade

Com Professora Lurdes Siqueira, Mundinha Araújo- Fundadora do CCN e Professor Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (Prof. Carlão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twelve ÷ two =