A Rádio Nacional, da EBC, está veiculando um conteúdo chamado “História Hoje”. O tema do programete é o Dia de São João (ouça aqui).
Por incrível que pareça, mencionaram os festejos juninos das seguintes cidades: Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Porto (Portugal), Tucson (Arizona – EUA), Quebec (Canadá), Naiguatá (Venezuela) e da catedral de Saint Paul (Londres – Reino Unido).
Após o programa, o locutor anunciou que a TV Brasil, emissora da EBC, vai transmitir ao vivo os festejos juninos da Bahia.
Nada, simplesmente nada, sobre “o maior São João do mundo”.
Trata-se de um apagamento cultural absurdo. No Maranhão, durante os festejos juninos, a nossa intensidade é tão grande que as manifestações ou “brincadeiras” prestam homenagem a quatro santos: Santo Antônio, São João, São Pedro e até São Marçal.
É inadmissível que uma emissora pública desconheça a diversidade cultural do Brasil e deixe de mencionar um território étnico, cultural, musical, percussivo, corporal, indumentário e dramático tão relevante como o Maranhão.
Clique no link para ouvir o programa e constatar o apagamento do São João do MA.
Imagem destacada: Agência Brasil /Arquivo
2 respostas em “Cadê o São João do Maranhão, EBC??!!”
O próprio governador é culpado por esse apagamento, ao querer fazer o “maior São João do mundo” desvalorizando a cultura local e pagando cachês milionários a breganejos e sertanojos. Viste a nota que o Boi de Guimarães soltou, sobre sua situação de penúria? E isso não é um caso isolado.
Tens toda razão, Iramir. O maior São João do mundo só serve para enriquecer mais os artistas privilegiados.