Novo livro da Cepe Editora, Pequeno caderno maranhense aborda questões como gênero e raça, no Maranhão, com humor crítico e um olhar anticolonial
O título do livro de Nilson de Souza, que se identifica apenas como “nilson” em suas obras poéticas, revela de forma evidente a sua fonte de inspiração. Publicado pela Cepe Editora, Pequeno caderno maranhense traz o universo do Maranhão no centro de sua escrita.
Nilson foge de temas e personagens costumeiramente exaltados na história e cultura tidas como oficiais e visibiliza, com um humor crítico e abordagem anticolonial, questões relacionadas aos negros e indígenas.
Esta opção se traduz nos versos selecionados para a contracapa da obra: “você se aplica ao trabalho sabendo que a sua ilha / foi erigida com o seu sangue / e com o seu sangue / se enche um oceano”. A obra é a primeira do poeta a ser publicada.
Pequeno caderno maranhense será lançado no próximo dia 13 de junho (quinta-feira), das 18h às 21h, na Sala Sesc de Exposições, em São Luís (MA). Antes da sessão de autógrafos, Nilson participa de um bate-papo sobre a obra com o historiador e músico Tonny Araújo, autor dos livros Caixa de raiva e O lugar do jazz na construção da música popular brasileira.
Com a publicação avalizada pelo Conselho Editorial da Cepe, Pequeno caderno maranhense resultou de um longo tempo de pesquisas e observações do dia a dia. “A ideia surgiu de um desejo antigo que eu tinha de fazer um livro escolar de História do Maranhão”, disse o autor, que, na infância, gostava de folhear os livros de História e se apaixonou pelos arquivos. A virada de chave do antigo para o atual projeto veio aos poucos, a partir da percepção do poeta de que suas vivências, bem como de sua família e de seus amigos, figuravam nos livros e arquivos de modo estranho ao que eles percebiam.
De acordo com o poeta, o que havia em livros e arquivos eram relatos de violência, clichês regionais, formas generalistas/estereotipadas de falar do bumba meu boi e das religiões que ele e as pessoas do seu entorno conheciam e frequentavam. “Então esse recinto lacunar, instável do arquivo negro e indígena maranhense virou uma espécie de obsessão minha, que contaminou a minha escrita e se tornou o meu objeto de pesquisa, e o resultado é um pouco do que consta nesse livro”, pontua. De certo modo, admite Nilson, existe “uma vontade de perverter ou corromper aqueles livros escolares da minha infância”.
A intenção do poeta de “perverter” a lógica oficial se revela nas primeiras linhas do primeiro poema do livro. Em prólogo, o verso inicial sai à queima-roupa: “Sabe quando eles usam essa capa completamente preta sobre a pele?”. E a resposta: “Pois bem / nós somos escuros, pois um útero nos quis assim”. A questão racial caminha junto a outras questões importantes, como a religiosa e as manifestações culturais, ora trazendo referências ao Tambor de Mina, conforme os poemas deni e vozerio, ora ao Bumba meu boi, manifestação de profunda relação afetiva do autor. O bisavô de Nilson era o Pai Francisco do Bumba meu boi da Maioba, fundado em 1897.
Além de poesias, o livro reúne reproduções de imagens – fotos, mapa e painel seculares – pinçadas pelo autor em suas pesquisas, transcrições de trechos de discos, de filmes, de documentários e de livros. A primeira parte da publicação, batizada de Módulo, conta com textos unicamente autorais, enquanto a segunda, Frequência, traz poemas elaborados a partir da escuta de rádios maranhenses e cópias de fragmentos extraídos de áudios e audiovisuais. Em tom crítico, os fragmentos recebem nomes de “ruídos brancos”. São cinco “ruídos” em meio a 23 poemas.
Editora assistente da Cepe, Gianni Gianni afirma que os poemas de Nilson apresentam o Maranhão como uma parte de um imenso país que nunca compreendemos plenamente. “Pequeno caderno maranhense, desde a concepção do autor, tinha o intuito de tensionar narrativas históricas hegemônicas e realiza essa tarefa a partir de um estilo que ora flerta com o fragmentário, ora encarna a estrutura da prosa”, analisa. O livro, segundo ela, é um projeto com muitas referências e citações, como boa parte da produção de poesia contemporânea, e que incorpora muitos elementos da oralidade.
Sobre o autor
Natural de São Luís (MA), Nilson é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bolsista para criação literária da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Alguns dos seus poemas foram publicados nas revistas Caliban (Portugal) e Totem & Pagu (Curitiba–PR). Em 2023, Nilson comandou uma oficina de escrita sobre o Bumba Meu Boi no Centro Cultural do Vale Maranhão.
SERVIÇO
O que: Lançamento de Pequeno caderno maranhense, com bate-papo do autor com o escritor e historiador Tonny Araújo
Quando: 13 de junho (quinta-feira)
Hora: das 18h às 21h
Onde: Sala Sesc de Exposições, Edifício Francisco Guimarães e Souza, na Avenida dos Holandeses, Quadra 4, s/n, Jardim Renascença II, São Luís/MA
10 respostas em “Nilson estreia obra poética com “Pequeno caderno maranhense””
enquanto no rio grande do sul
o capital que causa a tragédia
é o mesmo que sob o céu azul
faz marketing e lucra com ela!
pra isso é preciso controlar
a reação do “povo” atingido
que sem formação e sem lar
está como gado esbaforido!
formação pra saber da causa
além dos efeitos da tragédia
quanto estudo aqui faz falta
pra saber porque caiu nessa
controle pra poder manipular
como fazem no abrigo do ipa
em vez de catalizar e organizar
o protagonismo da gente sofrida
pois só socorrismo não basta
para estruturalmente mudar
no lugar de quem atrapalha
e da ignorância se aproveitar
já que só os de baixo sofrentes
podem somente juntos e unidos
fazer caminho e luta conscientes
para além do mortal capitalismo!
eis mais uma reação da natureza
por quem destrói em escala global
nas relações sociais sem justeza:
capitalistas não pagam por esse mal
ignorâncias medos e misérias
são as chaves para quem faz
a exploração social anestésica
contra a busca da verdade e da paz
o capital de que falo daqui
é uma melnick por exemplo:
empresa que destrói impune aqui
a natureza em empreendimentos
testemunho isso aqui e agora
sem medo contra a ignorância
apesar do inimigo que devora
não a miséria mas a esperança