Apruma, Sinasefe Codó, Sinasefe Maracanã, Sinasefe Seção Monte Castelo e Sintema convocam TAEs e docentes da UFMA e do IFMA para a PLENÁRIA UNIFICADA que acontece nesta segunda-feira, 27 de maio, às 9h, no Auditório Central da UFMA (Prédio Castelão – Campus do Bacanga).
Na ocasião, será feita avaliação conjunta da greve e da proposta do governo que não contempla, entre outros itens da pauta, nenhum índice de reajuste para este ano.
O Comando Nacional de Greve (CNG), após analisar o que o governo vem propondo para encerrar a greve unilateralmente, vem indicando às assembleias de base que rejeitem essa proposta (veja vídeo ao final).
No caso dos professores das universidades federais, por exemplo, o anúncio feito pelo governo vem sendo rechaçado: das 58 instituições em greve, 40 já analisaram a proposta do governo em que não prevê reajuste para este ano, sendo que 39 a rejeitaram nas assembleias que vêm acontecendo.
Entre elas, a Apruma realizou Assembleia com os professores da UFMA semana passada e ratificou essa negativa (acompanhe a situação nacional nas rede sdo Andes SN).
A Plenária Unificada que acontece na UFMA deve analisar conjuntamente as propostas tanto para professores quanto a proposta feita aos técnicos das instituições, a quem também não é feito aceno de reajuste em 2024.
A Plenária Unificada é aberta para todos os servidores do IFMA e da UFMA e deve contar com transmissão ao vivo no canal da Apruma no YouTube.
Estão sendo aguardados ainda parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional para que reforcem as reivindicações da Educação Federal junto ao governo.
LEGITIMIDADE PARA NEGOCIAR
O anúncio feito pelo governo esta semana de que assinaria acordo dia 27 para por fim ao movimento foi interpretado como um ataque à organização sindical de professores e TAES, que lembram que as entidades que têm legitimidade para negociar, inclusive legalmente, são os sindicatos que os representam.
“Rechaçaremos, juridicamente e politicamente, de forma contundente qualquer manobra do governo em assinar acordos que não foram aprovados pelos docentes organizados nos sindicatos que representam legalmente os docentes federais”, diz texto do abaixo-assinado no qual os docentes reivindicam o Andes como seu legítimo representante.
Para referendar o documento dos professores e professoras, clique AQUI, e não esqueça de comparecer à Plenária Unificada nesta segunda-feira.
Fonte: Apruma Seção Sindical