Fonte: Brasil de Fato
Depois de três anos de hiato, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realizará, na segunda-feira (24), no Rio de Janeiro, o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular. Ao longo de um dia inteiro, sindicatos, movimentos sociais, coletivos de comunicação e fotografia e jornais alternativos expõem, em praça pública, a sua produção de comunicação sindical e popular. Além da exposição, a programação prevê também aulas públicas, debates e apresentações culturais.
Leia mais: Desafios da Comunicação Sindical foram tema de debate em seminário que celebra 20 anos do BdF
Em 2023, completam-se 8 anos da morte de Vito Giannotti, metalúrgico e histórico lutador pela comunicação dos trabalhadores, falecido nesta data no ano de 2015. Junto com Claudia Santiago, sua companheira de vida e de luta, Vito fundou, na década de 1990, o NPC. Em 2017, dois anos após sua morte, por iniciativa do mandato do ex-vereador Renato Cinco, essa data passou a ser o Dia da Comunicação Popular na cidade do Rio de Janeiro.
Em 2017, 2018 e 2019, o festival aconteceu na Cinelândia, no Rio de Janeiro. No ano passado, 2022, o palco da celebração foi o Parque Madureira, entre os bairros de Madureira e Guadalupe, na Zona Norte do Rio. E quem comandou o dia foi a turma Curso de Comunicação Popular do NPC, que produziu um panfleto, passou a manhã conversando com visitantes do parque e contando a história da data.
“O 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular será um dia para viver essa parte da cidade de forma livre e democrática e para celebrar os veículos de comunicação sindicais e populares”, diz nota de divulgação do evento.
O festival faz parte do calendário estadual do Rio de Janeiro, é um evento aberto e gratuito, realizado a partir de uma campanha de financiamento coletivo. Nos próximos dias será divulgado o link da campanha, mas, enquanto isso, quem quiser pode colaborar através de depósito na conta do NPC e avisar através do email: npiratininga@piratininga.org.br pelo pix: CNPJ: 02.510.093/0001-20.
Confira a programação:
10h: Abertura do Festival
10h30: Aula pública sobre História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil
14h: Roda de conversa sobre comunicação no Rio de Janeiro
16h: Roda de conversa sobre Redes sociais e combate às mentiras na Internet18h: Roda de conversa sobre periferias e democracia
Edição: Mariana Pitasse