O município de Itapecuru-Mirim conquistou o primeiro lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria Eixo Social. A premiação, ocorrida em São Paulo no dia 16 de junho, foi dada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, com o apoio do Projeto CITinova.
O prêmio foi obtido a partir de uma ação da gestão de Benedito Coroba, o Centro de Assistência à Saúde Integrativa e Plantas Medicinais (Casiplam) – Farmácia Viva e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que vem beneficiando a saúde da população com terapias naturais e alternativas.
O prefeito Benedito Coroba e a professora Kallyne Bezerra (foto), coordenadora do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão, receberam o prêmio em nome do município.
A cerimônia foi reservada para convidados, com a presença de diversas autoridades, do estado e da capital de São Paulo, lideranças empresariais e da sociedade civil e representantes da ONU no Brasil.
O Casiplam é um espaço terapêutico, criado na gestão de Benedito Coroba com o objetivo de cuidar das pessoas com tratamentos naturais, como uso de plantas medicinais, remédios fitoterápicos, óleos essenciais, meditação, osteopatia e acupuntura.
O Centro de Assistência à Saúde Integrativa e Plantas Medicinais de Itapecuru oferece tratamento alternativo à Medicina tradicional para todas as faixas etárias, atendendo todas as doenças, de forma preventiva e curativa.
Ele funciona em um prédio com 9 cômodos de 35 m quadrados, tendo expediente de segunda a sexta-feira com apoio de 11 profissionais, incluindo especialistas e auxiliares.
“Ser prefeito é muito mais do que exercer um cargo eletivo. Muito além da realização de obras e ações, é preciso inovar a prática administrativa e transformar a vida das pessoas”, declarou o prefeito Coroba sobre o prêmio.
Imagem destacada / A farmacêutica Kallyne Bezerra e o prefeito Benedito Coroba