Fica em cartaz até o dia 28 de junho, na galeria de arte do Fórum Sarney Costa (Calhau), a exposição do artista visual Marcos Belfort. A solenidade de abertura ocorreu sexta-feira (3), com a presença de artistas, jornalistas, familiares e amigos do autor e servidores do Judiciário.
“Quando nascem flores pelo abstrato real do chão” é a primeira exposição individual do artista. São 15 telas, todas relacionadas ao tema meio ambiente, com ênfase para as flores.
“Posso dizer que minhas pinturas representam um saber não sabido. Eu mesmo me surpreendo com o resultado delas. E acho que a temática pra esta exposição é uma tentativa de expressar o quanto podemos extrair do improvável chão, flores”, afirma Marcos Belfort.
O diretor do Fórum de São Luís, juiz Raimundo Nonato Ferreira Neris, visitou a exposição e parabenizou o artista visual pelo trabalho. A Galeria Celso Antônio de Menezes é um espaço destinado à promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia).
Durante a abertura da exposição, Uimar Júnior, diretor da Galeria Trapiche, afirmou que Marcos Belfort consegue, em suas obras, retratar a forte relação que tem com a natureza, com a terra.
Belfort integra o time de artistas que a Galeria Trapiche leva todos os domingos para a exposição da Feirinha São Luís. A galeria atualmente está fechada, mas segundo o diretor, em breve será reaberta, no casarão onde morou Graça Aranha, na Praça Pedro II, Centro Histórico da capital.
Formado em Rádio e TV (Audiovisual) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Belfort é sonoplasta da Rádio Universidade FM. Guiado pela própria vontade de aprender sobre artes visuais, iniciou de modo autodidata na pintura com tinta acrílica. Ele usa espátulas em todas as telas abstratas e, nas figurativas, pincéis e derramamento de tinta
O público poderá visitar a exposição em cartaz na galeria de arte do Fórum de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 28 deste mês. O acesso ao local ocorre mediante à apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus (COVID-19).