A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), filiada ao Andes Sindicato Nacional, realiza assembleia remota sexta-feira 23, às 17 horas, para avaliar e tomar deliberações sobre a proposta da Reitoria de alteração do Estatuto e do Regimento Interno da UFMA.
Segundo a Apruma, as propostas de mudança regimentais e estatutárias, se aprovadas, podem resultar em mudanças profundas na gestão da UFMA, concentrando mais poderes na Administração Superior e na figura do reitor.
Além da crítica sobre o conteúdo das mudanças no Regimento Interno e no Estatuto, o sindicato questiona a pressa para implementar as alterações sem um amplo debate com os professores, docentes e técnicos administrativos.
A reunião do Conselho Universitário (Consun) que pode votar e aprovar as alterações está prevista para a próxima terça-feira (27).
“Entre as alterações pretendidas, estão a delegação e a concentração de mais poder nas mãos do reitor em detrimento dos conselhos, institucionalizando tanto o ad referendum para decisões que julgar urgentes quanto até mesmo o veto a decisões tomadas pelos Conselhos Superiores”, denunciou a Apruma.
Leia mais aqui