O Plano de Manejo do Parque Nacional da Chapada das Mesas foi aprovado e publicado na quinta-feira (20), por meio da Portaria nº 882, no Diário Oficial da União.
Planos de Manejo são documentos que visam a legalidade de ações de proteção ao meio ambiente e norteiam as iniciativas de preservação, conservação e recuperação das Unidades de Conservação.
De acordo com o superintendente de turismo da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, o plano é um importante passo para o desenvolvimento turístico dessa região. “Agora, além das Cachoeiras de São Romão e Prata, o Parna da Chapada das Mesas poderá realizar outras atividades turísticas como a travessia do parque, descida de caiaque no Rio Farinha, trekking, hikking, cicloturismo e muito mais”, explicou o superintendente da Setur.
O plano deve fortalecer a comunidade local. A visitação das 400 nascentes também dará a possibilidade da criação de novos produtos turísticos observando regras sanitárias e de permanência no local.
Sobre o Parque
Criado em dezembro de 2005, com área de 159.953 hectares, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local possui grande potencial turístico, as cidades de Riachão e Carolina estão abertas para visitação.