Já começou a ser distribuído nas redes sociais o podcast “Conversando é que a gente se entende”, idealizado pelo radialista Robson Júnior, a usina de criatividade na mídia sonora, apresentador do programa Repórter Difusora, na rádio Difusora FM, instrutor de Comunicação para rádio e professor de Oratória.
Entre tantas ideias e projetos, o “Conversando…” saiu do papel com a proposta de ser um bate-papo em volta de uma mesa, como se fosse uma conversa informal, porém com um fio condutor para não dispersar a audiência.
A cada edição os convidados falam sobre o tema definido pelo âncora Robson Junior. No programa de estreia distribuído dia 30 de abril de 2020 a abordagem teve como foco as perspectivas de futuro após a pandemia do novo coronavírus.
Na edição inaugural a música tema do programa, “Dias melhores”, de Jota Quest, costurou os sentidos e as narrativas desenvolvidas pelos convidados que falaram sobre as suas impressões do mundo quando a pandemia passar.
É mais ou menos assim: a dor e o sofrimento de hoje têm algo a nos ensinar no futuro.
Participaram do primeiro programa o médico e ex-secretário de Saúde do Governo do Maranhão, Marcos Pacheco; o professor universitário e diretor do Instituto de Criminalística do Maranhão, Robson Mourão; o mestre em Oratória, escritor, teólogo e publicitário, Marcos Soares; e o jornalista, doutor em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul, professor da UFMA, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão e membro da Agência Tambor, Ed Wilson Araújo.
Na segunda edição, postada em 1º de maio, o tema da pandemia seguiu na pauta.
Como será o mundo pós-coronavírus?
Para dialogar em torno dessa pergunta participaram o médico William Cantanhede, psiquiatra e psicólogo, também com formação em Filosofia; e a professora universitária Itapotiara, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Geologia.
Vale a pena conferir.